Em entrevista, Calza esclarece sua função de assistente parlamentar:

Em entrevista, Calza esclarece sua função de assistente parlamentar:

Webmaster 16/12/2011 - 16:08
Calza você estava nos devendo uma entrevista. Obrigado por nos atender.

Primeiramente preciso esclarecer que como dei entrevista ao jornal “O Comércio”, que é um jornal conceituado, não acho justo deixar de atender o pedido do site DescalvadoAgora, que também é um veículo de imprensa muito conceituado. Entretanto quero deixar registrado desde logo que não estou aqui fazendo propaganda antecipada mas respondendo o que você me perguntar.

Descalvado Agora: VOCÊ OCUPA UM CARGO DE ASSISTENTE PARLAMENTAR?

Calza: Sim, fui nomeado Assistente Parlamentar do Deputado Orlando Morando, líder do PSDB na Assembléia Legislativa, no inicio deste ano.

DA: É LÍCITO CONTRATAR ASSISTENTES PARLAMENTARES?

Evidentemente que é licito que o Deputado contrate assistentes para compor suas equipes, são 94 deputados estaduais que podem contratar até 32 assistentes parlamentares, no meu caso sou assistente parlamentar II.

DA: COMO FUNCIONA A ATIVIDADE de ASSISTENTE PARLAMENTAR?

Calza: Como eu disse existem diversos tipos de assistentes parlamentares, com funções diferentes, no meu caso represento o Deputado na região, levo até ele reivindicações e necessidades de prefeituras e entidades, ajudo a fazer chegar ao Deputado as demandas de nossa cidade e região, faço contatos e agendamentos para prefeitos, presidentes e representantes de entidades sem fins lucrativos.

DA: É OBRIGATÓRIO ESTAR DENTRO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PARA EXERCER ESTA ATIVIDADE?

Calza: O rol de atribuições do assistente parlamentar II é extenso até porque seria inviável para estrutura funcional da Assembléia criar cargos nominais para cada função. No caso especifico do assistente parlamentar II essas funções vão desde tarefas de representação como é meu caso, até digitação ou mesmo o serviço de copeiro, o nome do cargo foi criado muito mais para estabelecer a faixa salarial do que para definir uma atribuição única. E a Lei Complementar 1.136 de 25/04/11 estabelece no artigo 8º “que a jornada de trabalho a que se refere a tal lei será cumprida em local e de acordo com o determinado pelo titular do gabinete”, que no meu caso é o Deputado Morando. Portanto, pode ver que posso sim exercer minhas funções fora da Assembléia. Quando o Deputado apontou a necessidade de me nomear assistente parlamentar até para oficializar minha representatividade na região, preferi este cargo pois tinha como objetivo apenas uma ajuda de custo para viagens e pequenas despesas e não como salário para manutenção da minha casa ou da minha família.

DA: VOCÊ FICOU SURPRESO OU CHATEADO COM A NOTÍCIA DE QUE SERIA COPEIRO?

Calza: De maneira nenhuma. Só fiquei muito incomodado com a forma pejorativa e preconceituosa com que a profissão foi tratada. Não sou melhor ou nem estou acima de ninguém para me sentir humilhado em ser colocado como copeiro pelos meus adversários. Muito pelo contrário, copeiros, garçons, merendeiras, cozinheiras, enfim, tantas outras profissões são responsáveis para o funcionamento do nosso cotidiano. A função de servir não é humilhante e pensando bem a função do homem público, ou seja, do prefeito ou vereador é também de servir, pena que alguns prefeitos sejam tão arrogantes a ponto de se acharem a peça mais importante da prefeitura, quando na verdade é o maior servidor público, afinal foi o único eleito para isso

DA: VOCÊ JÁ RESPONDEU QUE PODE EXERCER SUAS FUNÇÕES FORA DA ASSEMBLÉIA, E COMO ENCARA A INSINUAÇÃO DE SER “FANTASMA”?

Calza: Na verdade acho graça, pois quiseram distorcer a notícia para tentar denegrir minha imagem, mas se tem alguém que tem a habilidade de desaparecer não sou eu porque afinal entre 2004 e 2008 todos sabiam exatamente onde me encontrar, diferente do adversário que derrotei nas urnas que só reapareceu na outra eleição. Todos sabem exatamente onde moro, diferente de alguns que bastou ganhar a eleição para desaparecer do centro da cidade indo morar num sitio, ou pior, esse povo mais humilde que sempre procura o prefeito na prefeitura normalmente não consegue falar com ele, isto sim é próprio de “fantasma” que todo mundo acha que existe mas ninguém consegue ver ou falar. Mas não tem problema até porque esse pessoal acaba saindo do paço e passam em casa para tirar alguma dúvida ou mesmo só para bater um papo.

DA: COMO SENDO ASSISTENTE PARLAMENTAR VOCÊ PODE AJUDAR DESCALVADO?

Calza: O Deputado Orlando Morando por meu intermédio sempre repassou muitas verbas para Descalvado, foi iluminação da perimetral, asfalto, incentivos ao esporte, recursos para várias entidades locais como a Santa Aliança e mais recentemente a Creche Sonho Infantil que já tem garantido para 2012 um repasse de R$ 100.000,00. Como assistente parlamentar tenho podido ajudar Descalvado.

DA: O FATO DO DEPUTADO ORLANDO MORANDO TER SIDO O DEPUTADO COM MAIOR VOTAÇÃO EM 2010 NA CIDADE DEVE-SE A SEU TRABALHO POLITICO?

Calza: Acredito que o comprometimento do deputado com a cidade foi muito importante, mas claro que meu trabalho e relacionamento junto a comunidade foi sim fundamental.

DA: ELE TER SIDO DEPUTADO MAIS VOTADO , MESMO COM O PREFEITO APOIANDO OUTROS NOMES, MOSTRA QUE VOCÊ AINDA É MUITO QUERIDO PELA POPULAÇÃO?

Calza: O que posso dizer é que só posso agradecer a população de Descalvado por toda confiança que já depositou em mim, e também agradecer a cada demonstração de carinho que recebo, e o resultado das eleições de 2010 foi mais uma demonstração desta confiança e respeito.

DA: ISSO SE CONFIRMA COM A VOTAÇÃO DO DEPUTADO LOBBE NETO?

Calza: Acredito que sim, afinal apesar do Lobbe não ter conseguido a reeleição foi o candidato a Deputado Federal mais votado na cidade.

DA: COMO SE SENTE COM AS ENQUETES APONTANDO VOCÊ DISPARADO NA FRENTE DE OUTROS POSSÍVEIS CANDIDATOS?

Calza: Apesar de não termos números oficiais publicados, fico feliz e lisonjeado com este tipo de comentário, mas principalmente me sinto ainda mais responsável por desenvolver o trabalho que venho desenvolvendo junto ao Deputado Orlando Morando, trazendo recursos para a cidade e principalmente para as entidades que cada vez mais precisam de nossa ajuda. Das entidades não se deve tirar nada, mas sim ajudar o mais que se pode.
Logo do Facebook Deixe seu comentário