Enjoo e tontura durante viagens podem ser sintomas da cinetose

Enjoo e tontura durante viagens podem ser sintomas da cinetose

Webmaster 16/12/2011 - 09:30
Tratamento é feito a partir de exercícios com fisioterapeutas ou fonoaudiólogos

Enjoo, tontura e dores de cabeça durante viagens podem ser sintomas da cinetose, uma doença pouco conhecida e descrita como uma “confusão de sentidos”. O tratamento precisa ser feito com a orientação de fisioterapeutas ou fonoaudiólogos.

Em veículos, por exemplo, os olhos nem sempre percebem que a pessoa está em movimento. Esse é o motivo que leva muitas pessoas a passar mal em viagens de barco ou em outras situações. “Filmes com três dimensões ou vendo movimentos muito rápidos, em que o olho se movimenta muito”, disse o médico otorrino Luiz Vicentin.

Em muitos casos, são prescritos remédios. Algumas pessoas têm tendência maior aos sintomas como enjoos, tontura, dores de cabeça. “Crianças acima de dois anos, os enxaquecosos, acontece mais em mulher do que em homem”, explicou Vicentin.

A faxineira Eliana Vaz, por exemplo, tem dificuldades até para caminhar. Quando está em um veículo em movimento a situação é ainda mais complicada. Recentemente, ela precisou sair do ônibus. “Eu falei que estava ruim e quando parou eu desmaiei”, disse.

Ela não sabia, mas esses sintomas indicam a cinetose, doença conhecida como mal do movimento. Há um conflito de informações, já que o corpo detecta o movimento, mas os olhos não.

Tratamento

O tratamento é feito a partir de exercícios com um grau de dificuldade menor e evolui para outros mais complexos. Os movimentos provocam mal estar e, assim, o cérebro se acostuma com essas situações. “Dois a três meses pra mais pra frente desaparecer os sintomas, ela não ter ou minimizar o sintoma de vertigem”, explicou a fonoaudióloga Ísis Guel.

Esse tipo de tratamento também é recomendado para quem tem labirintite, doença com sintomas parecidos, só que causada por infecção ou inflamação no labirinto.

Uma dica importante é evitar bebidas alcoólicas e comida gordurosa antes de viagens, porque isso aumenta a confusão de sentidos provocada pela cinetose.

Logo do Facebook Deixe seu comentário