Vítimas negociam com ladrões e compram de volta bens furtados

Vítimas negociam com ladrões e compram de volta bens furtados

Webmaster 16/12/2011 - 09:27
Um verdadeiro absurdo. Preocupados com a criminalidade, moradores cobram mais policiamento em Gavião Peixoto


Com policiamento reduzido em Gavião Peixoto, vítimas estão negociando com ladrões e comprando de volta os produtos furtados. Os índices do crime já cresceram em cinco vezes neste ano.

Os cerca de 4,4 mil habitantes estão apreensivos com a onda de furtos no município. “Já foi o sossego da cidade. Só que as drogas estão tomando conta”, lamentou a comerciante Marina Silva Campos.

Em 2010, foram registrados três furtos. De janeiro a outubro deste ano já são 19.

O motorista Reinaldo da Silva Lima faz parte das estatísticas. Ele deixou uma Kombi guardada no galpão de um amigo. No dia seguinte, percebeu que furtaram o tacógrafo, um equipamento usado para registrar a velocidade de veículo.

Ele acabou descobrindo quem furtou o equipamento e denunciou o caso à polícia. Como a Polícia Militar não conseguiu o flagrante, ele preferiu diminuir o prejuízo.

Por um aparelho novo pagaria R$ 1,2 mil, mas comprou o equipamento de volta dos próprios bandidos por R$ 150. “Não sou receptador de objeto furtado, porque é meu e eu tenho documento. Eu queria que a administração pública melhorasse o policiamento”, disse.

Investigação

A Polícia Civil está investigando os crimes e aposta no combate ao tráfico de drogas para diminuir os casos. “A maioria é pessoas envolvidas com drogas que furtam para fomentar o seu uso. A gente tem que coibir esses usuários, investigando caso por caso”, disse o delegado Elton Negrini.

Por telefone, a seção de comunicação da PM de Araraquara informou que não tem conhecimento sobre o caso de recompra do tacógrafo e que, nesses casos, a orientação é para a vítima denunciar, como fez Lima.

Já sobre a quantidade de policiais, existem quatro em Gavião Peixoto e o número é definindo pela Secretaria de Segurança Pública, de acordo com o número de habitantes e de ocorrências registradas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário