Sebrae-SP promove Semana do Empreendedorismo em Porto Ferreira

Sebrae-SP promove Semana do Empreendedorismo em Porto Ferreira

Webmaster 08/12/2011 - 08:47
Evento gratuito acontece no dia 12 de dezembro, às 19:30h, no Departamento de Promoção Social. Inscrições são antecipadas e as vagas limitadas.

Dezembro de 2011 – O Sebrae-SP, a partir da atuação de seu Escritório Regional localizado na cidade de São Carlos, traz ao público ferreirense, no próximo dia 12, a Semana de Empreendedorismo de Porto Ferreira.

Resultado de parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial local, Incubadora de empresas do Município, Sindicer (Sindicato Patronal da Indústria Cerâmica de Porto Ferreira) e Conselho Regional dos Contabilistas, o evento, com início programado para as 19:30h, tem formato inovador e mistura artes cênicas a informações essenciais à rotina do empreendedor moderno.

O ator global Tony Correia – ex-executivo de uma multinacional francesa - fará apresentação que, com poesia, desperta a atenção dos empresários participantes para aspectos básicos da comunicação que impactam em resultados com a equipe e com os clientes.

A partir de seu repertório e experiências, Correia ilustra situações corporativas vivenciadas enquanto atuava no mundo corporativo. A apresentação é capaz de promover ainda uma viagem através do tempo, ao ressaltar a importância dos descobrimentos náuticos e traçar um paralelo com o comportamento do empreendedor.

Segundo Fábio Ângelo Bonassi, gerente do ER do Sebrae-SP em São Carlos, Porto Ferreira, de fato, apresenta vocação empreendedora forte. “Porto Ferreira tem uma vocação empreendedora destacada quando relacionamos população com o número de empresas abertas. Além da cerâmica artística, de movelaria com base em ferro e cerâmica, do comércio varejista atrelado à decoração, outros eixos de desenvolvimento, como logística de transportes, turismo de negócios e agricultura, são boas opções para o Município. Além disso é perceptível a formalização de EI’s no segmento de serviços”, afirma.

Ainda de acordo com Bonassi, incentivar este potencial é de extrema relevância para o desenvolvimento local e regional. “Aproveitar o empreendedorismo presente, somado ao aperfeiçoamento de dispositivos da Lei Geral da Pequena Empresa como a adoção do SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) pela Prefeitura, com apoio de entidades e contabilistas, é uma grande conquista. São passos para modernizar o ambiente favorável a negócios e às pequenas empresas”, diz.

Dados do Portal do Empreendedor reafirmam a vocação do Município para o empreendedorismo. No que se refere à categoria do Empreendedor Individual (pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário), Porto Ferreira registra 760 formalizados, sendo a maioria na área de cabeleireiros e beleza.

Em segundo lugar estão os empreendedores do setor de alimentação (lanchonetes e bares) e, em terceiro, fica comércio varejista, de artigos de vestuário e acessórios. Além disso, cerca de 55% dos formalizados na cidade são homens e 45% são mulheres.

A Semana de Empreendedorismo de Porto Ferreira acontece no Departamento de Promoção Social, situado na Avenida Engenheiro Nicolau de V.Forjaz, 721. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Informações adicionais podem ser obtidas nos endereços eletrônicos www.portaldoempreendedor.sp.gov.br e www.portoferreira.sp.gov.br. O contato do Sebrae-SP em São Carlos pode ser feito pelo número (16) 3372 9503.
Logo do Facebook Deixe seu comentário