Fazendas históricas descalvadenses farão parte de documentário

Fazendas históricas descalvadenses farão parte de documentário

Webmaster 18/11/2011 - 08:53
No último final de semana, Descalvado recebeu um grupo de professores e alunos dos cursos de Ciência da Informação, Imagem e Som, Letras e Ciências Sociais da UFSCar e do curso de Arquitetura da USP (campus de São Carlos). A visita faz parte da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) intitulada “Fazendas Paulistas: descobrindo suas múltiplas dimensões”, coordenada pela professora doutora Luzia Sigoli Fernandes Costa, do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar, que também contou com a parceria da USP e da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Descalvado.

A proposta da atividade é realizar um documentário sobre as fazendas de café que pertenceram à família Souza Queiroz, entre o final do século XIX e o início do XX, formadas pelas propriedades Bela Aliança, Ibijuba, Ibiquara, Tamandaré (atual Santa Isabel), Palmeiras, Santa Maria e Jaguarandi.

Entre os dias 13 e 15 de novembro o trabalho se concentrou nas fazendas Tamandaré, Palmeiras e Bela Aliança. O grupo se subdividiu entre os que se responsabilizaram pelas fotografias, filmagens, levantamento documental, entrevistas e desenho dos detalhes arquitetônicos e da planta das casas. Todo esse material, juntamente com o documentário, será disponibilizado para a SEEC para fins educativos e de divulgação do município.

Marco Antonio Pratta, Diretor de Educação, e Alessandra Paganotto, Coordenadora da Área de Ciências Sociais, ambos professores de História, se responsabilizaram pelo contato com os proprietários das fazendas, pela logística e pelo levantamento dos dados iniciais que foram de grande valia para a realização do trabalho.

A riqueza da história de Descalvado surpreendeu a todos, tanto que a atividade gerou alguns desdobramentos, tais como a necessidade de se levantar a documentação oficial das fazendas, que será feita em outras etapas, e a inclusão de Descalvado no projeto “As fazendas de São Carlos e seus municípios limítrofes” que se iniciará em 2012, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Além disso, o grupo colocou como meta principal o tombamento da fazenda Palmeiras, construída na década de 1880 e que mantém a maioria de suas características arquitetônicas originais.


Logo do Facebook Deixe seu comentário