Magela pede a disponibilização do exame de “Holter” na Rede de Saúde

Magela pede a disponibilização do exame de “Holter” na Rede de Saúde

Webmaster 17/11/2011 - 08:53
Trata-se de eletrocardiograma portátil. Atualmente, pacientes precisam deslocar-se para outras cidades da região.

Na Sessão realizada na quinta-feira (10), o vereador Geraldo Magela Izeppe (PTB) apresentou propositura que poderá ter desdobramentos para os usuários da Rede Municipal de Saúde.

Ele está buscando a disponibilização do exame de “Holter” via Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um eletrocardiograma portátil de longa duração, realizado com a pessoa em suas atividades normais durante 24 horas e, por isso, chamado de eletrocardiograma dinâmico e serve para saber se existe alguma anomalia nas funções do coração.

É feito através de um pequeno aparelho que grava continuamente o ritmo cardíaco e que permite aos médicos determinarem como o coração está respondendo às atividades normais do dia a dia do paciente.

Porém, mesmo com a demanda existente, em Descalvado, segundo Magela, este exame ainda não é disponibilizado pelo SUS. “Para fazê-lo pelo SUS o paciente precisa ir para outras cidades da região ou arcar com as despesas em um consultório particular”, afirma.

“São muitas as pessoas que necessitam deste exame, mas que não dispõem de recursos financeiros para realizá-lo aqui no Município mediante consulta paga”, alerta Magela.

A expectativa do parlamentar é que mediante a abordagem do tema no Plenário do Legislativo, o Chefe do Executivo, Luís Antonio Panone (PPS), consulte aos departamentos competentes a possibilidade de oferecer mais este exame à população descalvadense.
Logo do Facebook Deixe seu comentário