Chuvas em SC e RS atingem 75 mil pessoas

Chuvas em SC e RS atingem 75 mil pessoas

Webmaster 28/09/2009 - 08:00
A chuva que cai no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina desde sábado atingiu pelo menos 75 mil pessoas nos dois Estados. Cinco municípios de Santa Catarina e cinco cidades gaúchas decretaram situação de emergência. Uma pessoa morreu na serra gaúcha e outros dois homens estão desaparecidos.

O Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina registrou, nesta segunda-feira, prejuízos causados por temporal, vendaval e granizo nos últimos dois dias em 26 municípios das regiões oeste, meio-oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 30.027 pessoas foram diretamente atingidas pelos temporais no Estado. Somente em Governador Celso Ramos, município próximo à Grande Florianópolis, 10 mil foram prejudicadas pelas chuvas - 200 delas estão desabrigadas e foram levadas para abrigos da prefeitura e 45 estão desalojadas e foram para casa de parentes ou amigos. A Defesa Civil contabilizou 435 residências danificadas. Além da chuva, a cidade registrou ainda queda de granizo.

Além de Governador Celso Roamos, os municípios de Antônio Carlos, Biguaçu, Chapecó e Dona Emma também estão em situação de emergência em Santa Catarina.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, 45 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas, sendo que 4 mil delas estão desalojadas e 2,5 mil, desabrigadas. Quatro mil residências foram danificadas.

Os municípios de Venâncio Aires, Tabaí, Santa Cruz do Sul, São Sebastião do Caí e Mato Leitão estão em situação de emergência. Além dessas cidades, Restinga Seca, Montenegro, São Francisco de Paula, Taquari, Herval, Vera Cruz, Bom Retiro do Sul, Três Coroas, Constantina, Santana da Boa Vista, Hulha Negra, Novo Xingu, Triunfo e Engenho Velho também foram bastante afetadas pelas chuvas.

Granizo
A prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS) decretou situação de emergência nesta segunda-feira após um temporal com queda de granizo atingir o município no domingo. Segundo a prefeitura, 500 casas foram danificadas pelo temporal. A cidade, que completa 131 anos hoje, cancelou as festividades.

De acordo com o governo municipal, os prejuízos se concentram nos bairros Rauber, Santo Antônio do Sul, Eucaliptos, Carlota e Beckenkamp. A prefeitura disse ainda que foram doadas pela Defesa Civil do Estado 2 mil telhas, mas serão necessárias 20 mil no total para a reconstrução das casas.

As festividades do aniversário da cidade serão remarcadas, mas, de acordo com a prefeitura, ainda não há uma data definida.

Desaparecimentos
De acordo com os Bombeiros, uma pessoa morreu na serra gaúcha na manhã de domingo. Rodrigo Monteiro dos Santos, 38 anos, caiu com uma caminhonete no arroio Caracol quando tentava atravessar uma ponte.

E continuam desaparecidos, também na serra, Lindomar Ferreira, 47 anos, e Paulo Francisco dos Reis Oliveira, 49 anos. Segundo a corporação, eles estavam em um caminhão que caiu da barragem do Salto, na divisa de Canela com São Francisco de Paula, também no domingo.

Quantidade de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 72,4 mm de chuva, entre às 9h de sábado e 9h deste domingo em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Foi a segunda maior quantidade de chuva em 24 horas registrada este ano, perdendo apenas para os 78 mm que foram acumulados entre os dias 9 e 10 de agosto.

O total de precipitação média para setembro é de aproximadamente 140 mm, de acordo com a Climatempo. Até as 9h deste domingo já haviam sido acumulados cerca de 285 mm, o dobro do normal.

Sem considerar a chuva que caiu no sábado, o acumulado deste domingo até as 13h chegava ao 81 mm em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Valores próximos a 60 mm também foram registrados em outras localidades serranas e do planalto gaúcho.

Medida preventiva em SC
As manobras no Porto de Itajaí e nos demais terminais instalados na Foz do rio Itajaí-açu estão suspensas desde esta manhã. Ainda não há previsão para liberação das operações e as condições de correnteza e marés serão monitoradas durante todo o dia.

O presidente da Itajaí Práticos, Alexandre Gonçalves, afirmou que a medida é preventiva, pois a alta vazão do rio, que deve aumentar ainda mais no decorrer do dia, põe em risco as manobras nos canais de acesso interno e externo e bacia de evolução do complexo. O diretor técnico do Porto, engenheiro André Pimentel, disse que além da forte correnteza do rio, grandes ondas na barra também comprometem a navegabilidade.

Previsão do tempo
A frente fria deve avançar e espalhar nuvens de chuva sobre todas as áreas da região sul nesta segunda-feira, de acordo com a Climatempo. No oeste e no sul do Rio Grande do Sul, o céu deverá ficar nublado e poder ocorrer chuviscos. Em quase todas as áreas catarinenses, há risco de chuva forte, com trovoada e rajadas de vento. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, o tempo deverá ficar fechado e pode chover a qualquer hora.

Fonte: www.terra.com.br
Logo do Facebook Deixe seu comentário