Descalvado, 15 de Julho de 2019 Busca:   
Brasil e Mundo

Anatel quer aumentar em 30% a velocidade mínima de conexão de internet

16/11/2011

Hoje operadoras garantem apenas 10% da velocidade contratada; novas regras determinam 40% até 2014

O Ministério das Comunicações criou novas regras para obrigar as empresas que oferecem internet a aumentar em 30% a velocidade mínima de conexão. Elas ainda terão um período para adaptação e as mudanças vão começar a valer a partir de novembro de 2012.

Hoje, as empresas são obrigadas a garantir somente 10% da velocidade contratada e a única alternativa do consumidor é buscar serviços com uma velocidade mínima mais alta.

O professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), César Marcondes, explica que os contratos seguem critérios criados pela própria prestadora em parceria com as empresas que oferecem infraestrutura para a internet chegar ao computador. “Fazendo um dimensionamento correto é possível garantir o mínimo para o consumidor. É preciso ter cuidado e observar o que está escrito no contrato para ter uma noção exata do serviço”, disse.

Quando a empresa não disponibilizar nem o mínimo estabelecido em contrato, a recomendação é procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Previsão

Para as operadoras expandirem a cobertura e o sinal da internet, é preciso investimento alto. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo está criando formas de facilitar esse avanço, como a diminuição de impostos. Hoje você assina um contrato e ela fala que vendeu 10 Mega, mas eu tenho que te oferecer pelo menos 1 Mega. Em 2012, tem que ser no mínimo 20% e a média 60%. Em 2013, vai passar para 30% no mínimo e média de 70%. Em 2014, vai passar para 40% no mínimo de velocidade e 80% do que foi contratado na média”, disse.

As novas regras também determinam que, na banda larga fixa, o usuário só poderá ficar sete horas sem conexão durante o mês, o equivalente a 1% de interrupção do serviço. Para a internet móvel (3G), o limite será de 2%, com taxa de queda do acesso inferior a 5% no mês.

Para testar a qualidade da velocidade do seu plano de internet, clique aqui.









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados