Dia mundial contra dengue será em 19 de novembro

Dia mundial contra dengue será em 19 de novembro

Webmaster 08/11/2011 - 11:07
A Secretaria de Saúde informa que em 19 de novembro será o “Dia Mundial de combate à dengue”, em que serão realizadas ações educativas pela equipe de Controle de Vetores, com o objetivo de mobilizar a população para os cuidados, sintomas e ações preventivas no combate ao mosquito transmissor da doença.

De acordo com a secretária Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, serão montadas tendas na Praça Barão do Rio Branco (Jardim Velho) onde serão feitas demonstrações de como se deve evitar tipos de criadouros existentes em residências, e trabalhos de conscientização junto à comunidade. Os trabalhos terão início a partir das 9h.

Ainda segundo a secretária, após passar pelas tendas, quem participar da ação educativa receberá um convite especial para um passeio de trenzinho pelas ruas da cidade.

Secretaria da Saúde reforça a recomendação para que os munícipes tenham cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, como limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal. Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas USFs, para tratamento.

Logo do Facebook Deixe seu comentário