Usuários do Plano São Francisco demonstram insatisfação com serviço prestado

Usuários do Plano São Francisco demonstram insatisfação com serviço prestado

Webmaster 20/10/2011 - 08:00
Por Rodrigo Oliveira

Usuários do Plano de Saúde São Francisco procuraram a redação do Descalvado Agora para manifestar suas insatisfações com relação ao atendimento do Plano de Saúde São Francisco, com unidade em Descalvado.

As principais reclamações são com relação à demora no agendamento de consultas com os médicos da rede, principalmente os médicos credenciados da cidade de Descalvado, já que nas últimas semanas, alguns profissionais deixaram de realizar o atendimento em seus consultórios particulares, passando a realizar o atendimento somente na unidade do São Francisco. Há casos de médicos que atendem somente uma vez por semana, o que não consegue atender a demanda a contento.

O Descalvado Agora entrou em contato com alguns médicos para saber o posicionamento deles, e em todos os casos, a reclamação é quanto ao valor pago por consulta no consultório, que não passa dos R$ 25,00, valor esse considerado pequeno pelos profissionais. Entramos também em contato com o tele-atendimento da empresa em Ribeirão Preto, que nos informou que a direção da empresa esta ciente dos problemas da unidade de Descalvado. Fomos informados também que a empresa esta tomando as medidas necessárias para sanar os problemas, porém “não há previsão” para que os médicos que deixaram de atender em seus consultórios, voltem a atender.

Outro problema que persiste é com relação ao atendimento telefônico. Verificamos junto à unidade que existem três números disponíveis, o 3583-2340, 3583-6566 e o 3583-1122, porém, apesar da existência de mais de um número, em 15 tentativas que fizemos entre os dias 12 e 17 de sermos atendidos via telefone, não fomos atendidos em nenhuma delas. Questionamos alguns funcionários sobre o que gera esse problema no atendimento telefônico, e encontramos respostas diversas, como “a telefonista não foi trabalhar” ou “os telefones estão com defeito e a Telefônica ainda não consertou”.

Enquanto essa situação não é melhorada pelo São Francisco Saúde, os usuários do plano pagam, e pagam caro, por um serviço que muitas vezes não usam. Tivemos acesso a um caso de uma criança, que estava doente, e obviamente precisava de auxílio médico, porém como o médico pediatra, conveniado ao São Francisco, não realizava mais atendimento em seu consultório pelo convênio, e o agendamento na unidade de saúde do São Francisco delongaria muito tempo, os pais da criança, mesmo possuindo Plano de Saúde com Direito à Atendimento no Consultório, foram obrigados a pagar uma consulta particular, com o mesmo médico pediatra.

Existe também o problema do atendimento entre as 22h e as 7h, onde a unidade de saúde do convênio esta fechada, fazendo com que os usuários do plano recorram ao atendimento do Pronto Socorro, que apesar de ter uma sala “diferente” para atender esses usuários, faz uso do mesmo médico plantonista, o que gera além da demora no atendimento, uma sobrecarga ao Pronto Socorro, que na maioria das vezes, possui somente um médico para todo o plantão, onde seu foco deveria ser o atendimento via SUS.

Nos últimos meses pelo menos dois Boletins de Ocorrência foram registrados na Polícia Militar contra o São Francisco, e em pelo menos um deles, a queixa era a de que na unidade de atendimento, onde deveria haver um médico de plantão, não havia nenhum.

Talvez a Prefeitura do Município de Descalvado seja a maior “fornecedora de clientes” para esse plano de saúde, já que os funcionários municipais, em sua grande maioria, são usuários desse convênio, e exatamente por isso, deveria interceder junto à direção do São Francisco, para que problemas como esse deixem de ocorrer.
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