Vacinação de cães e gatos contra raiva será no sábado a partir das 8h

Vacinação de cães e gatos contra raiva será no sábado a partir das 8h

Webmaster 08/10/2011 - 07:00
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Fernandes informa que Descalvado vai promover a vacinação de cães e gatos contra raiva no próximo sábado, dia 8 de outubro, das 8h às 17h,.

“A última vez que vacinamos cães e gatos foi em 2009. Eu acho muito temeroso promover a vacinação somente em 2011, porque se abre uma perigosa janela imunológica. Diferentemente de outras vacinas, a antirrábica tem que ser ministrada anualmente. Por isso vamos seguir o cronograma preestabelecido. Nós não vamos correr nenhum risco”, afirmou o secretário.

Isso porque a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Coordenadoria de Controle de Doenças do Instituto Pasteur, recentemente enviou circular aos diretores de grupos de vigilância epidemiológica informando que “em virtude de eventos diversos ocorridos com a vacina contra raiva canina e felina em 2010, o Ministério da Saúde definiu junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina (TECPAR) a realização de novas análises laboratoriais no imnunobiológico produzido, além de ensaio clínico, previamente à sua utilização em campo”. Portanto haverá atraso no cronograma de entrega previsto, inviabilizando a vacinação em cães e gatos no mês de setembro nos municípios paulistas.

Dada a importância da imunização de cães e gatos como medida de controle da raiva humana, o MS estabeleceu áreas de maior risco representadas pelos estados que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante canina) nos últimos três anos: MA, CE, PE, PA, PI, RN, PB, BA, AL, SE e MS. Estes estados vão receber a vacina conforme o cronograma ainda a ser definido.

Locais – A vacinação é gratuita e está disponível para cães e gatos a partir dos três meses de idade, nas escolas “Professora Dirce Sartori Serpentino”, “Monsenhor José Canônico”, “Professora Thereza dos Anjos Puoli”, “Professora Maria de Lourdes Benine”, “Professor Francisco da Cunha Faria”, “Coronel Tobias”, Creche “Mathilde de Freitas Cirelli”, creche “Gustavo Guimarães Sicchiroli”, CAIC “Doutor Cid Muniz Barreto”, Unicastelo e no Ginásio de Esportes, FEPASA, Coopercana e Secretaria d Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na rua José Rodrigues Penteado, 27, ou pelos telefones 3583 3052 3583 8346.

Logo do Facebook Deixe seu comentário