Prefeito e líderes de assentamentos levam reivindicações à superintendência do Incra

Prefeito e líderes de assentamentos levam reivindicações à superintendência do Incra

Webmaster 05/10/2011 - 09:32
O prefeito Luís Antônio Panone reuniu-se na última sexta-feira, dia 30, com o superintendente regional do Incra-SP (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em São Paulo), José Giacomo Baccarin, para solicitar o atendimento às reivindicações feitas por moradores dos três assentamentos rurais situados no município. Na comitiva também esteve presente o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos Edner Tortella.

Devido ao objetivo do encontro, que ocorreu na capital paulista, o prefeito fez questão de ser acompanhado pelo líder de cada uma das comunidades: Francisco das Chagas Costa, o Piauí, do assentamento XXI de Dezembro; Thaís Cristina Roberto, do 2 de Janeiro; e Antonio Ferreira, do Aurora.

Entre os principais assuntos da pauta, estavam a retomada da construção de poços artesianos nos assentamentos 2 de Janeiro e Aurora e o término das obras da rede de distribuição de água no XXI de Dezembro.

Panone explicou que sua administração tem colocado o caminhão-pipa da Prefeitura Municipal para suprir a demanda de água dos assentamentos, mas excetuou que a capacidade do veículo não é suficiente para cobrir toda a extensão territorial do município, que é de 794 km², ainda mais durante a estação seca, quando se tornam constantes os incêndios em áreas verdes, principalmente canaviais.

“Embora estejamos resolvendo o problema provisoriamente, a situação não pode continuar assim”, argumentou o prefeito. “O ideal é que os nossos assentados possam ter água à sua disposição de modo mais autônomo”.

Ao ler atentamente o rol de reivindicações, o superintendente do Incra acenou com o atendimento imediato das relacionadas com o abastecimento de água nos assentamentos – para o chefe do Poder Executivo de Descalvado, essas eram as mais importantes e urgentes.

“Como todo órgão público, nós trabalhamos com poucos recursos, mas o poço artesiano é possível que a gente atenda já”, declarou Baccarin. “Mesmo que a gente tenha de fazer um novo poço, numa nova área dentro dos assentamentos”.

O dirigente ofereceu, ainda, uma facilidade inesperada aos assentados instalados hoje no município: a possibilidade de frequentar gratuitamente cursos de alfabetização e técnico-profissionalizantes oferecidos pelo Instituto.

“Vamos pensar em cursos técnicos adequados para os nossos assentados”, comprometeu-se Panone, amparado pelo fato de que sua gestão, compartilhada com o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini, o Becão, já atende a toda a demanda de alfabetização da cidade, inclusive a de jovens e adultos.

Baccarin também afirmou que o Incra pode, em breve, enviar técnicos a Descalvado para regularizar a distribuição de lotes de terra entre famílias, o que pode ser feito apenas pelo governo federal, e realizar melhorias nas estradas rurais que cortam os assentamentos – a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos tem cuidado das vias com seu o maquinário e seus funcionários.

Logo do Facebook Deixe seu comentário