Com apoio da Divisão Municipal de Cultura, Sarau da Sabi é marcado por diversidade artísti

Com apoio da Divisão Municipal de Cultura, Sarau da Sabi é marcado por diversidade artística

Webmaster 28/09/2011 - 14:10
A Sabi (Sociedade Amigos da Biblioteca), grupo de entusiastas das artes que buscam promover manifestações culturais em Descalvado, realizou na noite do último sábado, dia 24, no Anfiteatro Municipal Dr. Luiz Gonzaga Lício, mais um sarau. O evento contou com o apoio da Divisão Municipal de Cultura e teve entrada gratuita.

“Esta é mais uma iniciativa da Sabi para abrir em nossa cidade um espaço de lazer, diversão e cultura para todos”, disse o presidente do grupo, Antonio Garrido, ao dar boas-vindas ao público presente. “A nossa meta é trazer o povo para os movimentos culturais e criar hábitos como o de hoje”.

Na sequência, a professora Cacilda Gallo, que também é membro da Sociedade, explicou que os saraus datam de uma época quando não havia luz elétrica e as famílias se reuniam no início da noite nas casas umas das outras para declamar poemas, fazer leitura de histórias em voz alta e debater sobre política.
“O nosso sarau é diferenciado”, destacou a professora. “Ele abriga todas as modalidades de arte e pessoas que vão apresentar o resultado de seu esforço próprio, cada um com sua habilidade”.

De fato, durante cerca de uma hora e meia, o palco do Anfiteatro Municipal recebeu mais de 15 apresentações, entre declamações de poemas, jogral, monólogos teatrais, “Garota de Ipanema” (Tom Jobim) ao violão e saxofone, o clássico “Smile” interpretado por professores e alunos da Escola Municipal de Música Maestro Quique Todescan, modas de viola, números de mágica, jogos de capoeira e o conjunto de rock’n’roll G4, formado por adolescentes.

Todos os artistas moram em Descalvado, e alguns deles já são conhecidos no cenário cultural local, como o poeta Chico Perez; as professoras da Escola Municipal de Música Maria Cristina Cunha e Luciana de Crescenzo; o ator, dramaturgo e diretor do Grupo Teatral RAE (Raízes, Arte e Expressão), Décio Alfieiri; e os violeiros integrantes da Orquesta do Sindicato Rural Patronal de Descalvado, que é regida pelo professor Mário Perna.

O hall de entrada do local foi decorado com instrumentos de cordas – cavaquinhos, violões e guitarras elétricas. – fabricados pelo lutier Luiz Hencklein, também conhecido como Riacho, e com xilogravuras confeccionadas pela artista plástica descalvadense Ana Brambilla – xilogravura ou xilografia é uma técnica de ilustração na qual o desenho é entalhado em madeira e impresso em alto relevo sobre papel.

“Estou muito contente ao ver aqui muitos grupos que trabalham com arte em Descalvado”, falou a diretora da Divisão Municipal de Cultura, Maria Fernanda de Carvalho, ao declarar o sarau da Sabi encerrado. “Esse é o caminho para darmos a visibilidade e a valorização que os nossos talentos tanto merecem”, concluiu Carvalho, que representou o prefeito municipal Luís Antônio Panone e a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli.




Logo do Facebook Deixe seu comentário