Parceria Seapa-Unicastelo realiza mais uma campanha de castração e promove bem-estar anima

Parceria Seapa-Unicastelo realiza mais uma campanha de castração e promove bem-estar animal

Webmaster 28/09/2011 - 14:09
Mais 25 cães e 16 gatos castrados em Descalvado! Esse foi o resultado imediato de mais uma campanha de castração realizada pela Seapa (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em parceria com a Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco).

O serviço foi prestado gratuitamente no hospital veterinário escola do campus local da instituição de Ensino Superior no último sábado, dia 24, das 8h às 17h.

Além das instalações apropriadas, a universidade cedeu profissionais especializados em esterilização animal e os materiais necessários aos procedimentos cirúrgicos.

Os cidadãos que não tinham como levar os bichos de estimação até o hospital, localizado na extrema zona oeste da cidade, puderam contar com equipes da Secretaria que buscavam o animal em casa e o levavam de volta ao final do efeito da anestesia. A campanha também recebeu a colaboração de veterinários voluntários.

“As campanhas prestam um serviço muito importante e nos ajudam a cuidar melhor dos nossos bichos, evitando a reprodução descontrolada”, comentou o administrador de empresa José Maria Nicolau, que levou seis gatos de estimação para serem castrados. “Ainda tenho mais quatro animais para trazer na próxima oportunidade”.

“Que [as campanhas] permaneçam assim e tenham o reconhecimento da população”, acrescentou a dona de casa Karina Moraes, que conseguiu a castração de quatro cães. “Essa administração [pública municipal, comandada pelo prefeito Luís Antônio Panone e o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini, o Becão] é a primeira a se preocupar com o bem-estar dos animais”.

De fato, os mutirões de castração gratuita de cães e gatos promovidas pela Seapa tiveram início em 2009, o primeiro ano da gestão Panone-Becão.

Ao lado do incremento dos investimentos no canil/gatil municipal, da Faipet (Feira Agroindustrial e de Produtos Pet), da Cãominhada e da construção do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a iniciativa hoje engrossa o caldo de políticas públicas realizadas ou apoiadas pela Prefeitura em prol do bem-estar animal – a edição do último sábado foi a 11ª.

“Descalvado não possuía nenhum programa desse tipo; eram feitas somente as castrações acordadas por um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] a pedido da Promotoria”, declarou André Fernandes, secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento. “Mesmo assim, só haviam sido realizadas aproximadamente 80 esterilizações até o final de 2008”.

Fernandes revelou que, graças à participação da Unicastelo e da Apad (Associação Protetora dos Animais de Descalvado), já foram castrados 1,5 mil animais, exatamente a metade da meta estipulada por sua pasta.

“Em 2012, faremos um terceiro convênio, com a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado, e o objetivo será a esterilização de mil animais”, anunciou o secretário, informando que ação será financiada por emenda parlamentar de R$ 40 mil disponibilizada pelo Deputado Estadual Campos Machado (PTB).

Engana-se, no entanto, quem imagina que os mutirões de castração se refletem em benefícios apenas à saúde dos bichos de estimação.

Segundo a diretora da Divisão Municipal de Pecuária e Controle Sanitário, a veterinária Maria Cecília Gentil, a superpopulação de cães e gatos, principalmente os abandonados, favorece a disseminação de doenças de animais transmissíveis aos seres humanos, as zoonoses.

“A diminuição do número de animais abandonados é de grande importância para promover o controle da raiva e de outras zoonoses”, explicou. “O controle de natalidade de cães e gatos também contribui para diminuir o número de animais passíveis de maus tratos e acidentes de trânsito”.
Logo do Facebook Deixe seu comentário