Saúde terá conselhos gestores deliberativos em todas as Unidades

Saúde terá conselhos gestores deliberativos em todas as Unidades

Webmaster 22/09/2011 - 09:33
A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, informa que no período de 3 a 7 de outubro estarão abertas as inscrições, gratuitas, para quem quiser candidatar-se a membro dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde, que estão sendo constituídos pelo Poder Executivo.

O Conselho Gestor é um grupo formado, em sua maioria, por quatro membros, que discute e decide, sem remuneração, sobre as questões de saúde e atendimentos das unidades. Segundo a Secretaria de Saúde, “os membros trabalham para um só fim, precisam ter consciência do coletivo e do bem comum, não visar interesses próprios, mas devem ter comprometimento com o grupo que representam.

É formado por 50% de população usuária, 25% de trabalhadores da saúde e 25% da Secretaria de Saúde. O Conselho será um órgão deliberativo, que faz parte da Unidade, cuja função é gerenciar os serviços, seguindo das diretrizes da Lei Orgânica da Saúde 8.142, de 1990. Para se candidatar, o interessado deve ser maior de 18 anos e residir no bairro em que é atendido pela Unidade.

Caberá ao conselheiro pesquisar a realidade de saúde do bairro;
traçar planos de trabalho da unidade, decidir prioridades e programas que serão desenvolvidos; planejar e avaliar o atendimento; discutir os recursos humanos e materiais necessários; propor treinamento e reciclagem para os funcionários e ações para solucionar os problemas de saúde de cada bairro.

As eleições ocorreram, nas respectivas Unidades, no dia 22 de outubro, das 9h às 11h. Sendo elas: USFs “Arlindo Zoia” (Santa Cruz), “Norma Moreira Colussi” (Jardim Colonial), “Raphael Chiarello” (Jardim Albertina), do Parque Morada do Sol, “Benedito de Arruda Oliveira” (São Sebastião), Centro de Saúde “Vital Brasil”, CEME “Lineu Gilbert” (Centro Municipal de Especialidades Médicas), Pronto Socorro Municipal e Centro Odontológico. O horário de funcionamento das Unidades é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Logo do Facebook Deixe seu comentário