Estudantes podem ter acesso a exames oftalmológicos gratuitos

Estudantes podem ter acesso a exames oftalmológicos gratuitos

Webmaster 14/09/2011 - 15:29
Proposta é originária do Legislativo, com iniciativa do vereador Luiz Carlos Viana

Na 32ª Sessão deste ano no Legislativo descalvadense, o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) sugeriu à Administração a realização de exames oftalmológicos gratuitos para os alunos das escolas municipais de ensino fundamental.

A proposta do parlamentar vai além, já que, caso seja detectada a necessidade do uso de óculos de grau, a própria Municipalidade arcaria com as despesas da confecção. Tais informações constam na indicação nº 435, assinada por Luiz Carlos.

Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia apontam que 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, mas 80% nunca fizeram sequer o exame de vista.

Os especialistas recomendam um primeiro teste já no nascimento e uma avaliação mais detalhada depois, quando a criança entra na escola.

“Os problemas de visão, antes de ser detectados, criam mal entendidos na sala de aula. A criança pode ganhar fama de dispersa, quando na verdade está com dificuldade de aprendizado e de raciocínio por causa de uma deficiência visual”, alerta Luiz Carlos.

São doenças como miopia, astigmatismo, hipermetropia, dentre outros problemas, que acabam afetando o aprendizado e colocando os alunos em situações constrangedoras.
Para Luiz Carlos, são indispensáveis a identificação e prevenção da deficiência visual nos alunos para a diminuição dos índices elevados de evasão escolar.

Logo do Facebook Deixe seu comentário