Descalvado poderá ter programa de reciclagem de garrafas PET

Descalvado poderá ter programa de reciclagem de garrafas PET

Webmaster 02/09/2011 - 10:07
Seguindo a tendência de muitos municípios que têm implantado programas de reciclagem, reutilização ou reaproveitamento de garrafas PET, o vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM) quer que Descalvado também torne este projeto uma realidade local.

As próprias empresas produtoras, distribuidoras e envasadoras da garrafa em questão, criam e mantêm os programas de reciclagem desses produtos, dando-lhes destinação final adequada a fim de evitar danos ao meio ambiente.

Estas empresas inserem nos rótulos de suas embalagens, mensagens sobre a correta destinação final daquela embalagem e os danos que podem causar ao meio ambiente. Além disso, colocam à disposição do público lixeiras apropriadas, proporcionam serviços de coleta de garrafas PET e informações sobre o programa.

Ao apresentar sua proposta, Pinho lembrou o artigo 225 da Constituição Federal, que diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à sadia qualidade de vida.
E os resíduos plásticos, mesmo quando descartados em aterros, dificultam a decomposição de materiais orgânicos, aumentando ainda mais a geração de gases de efeito estufa.

De acordo com último Censo da Reciclagem PET no Brasil, pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria PET, em 2008 apenas 54,8% das garrafas PET produzidas no Brasil naquele ano foram recicladas, o que corresponde a 253 mil toneladas. No caso das latas de alumínio, a reciclagem já supera 90%.

Portanto, a mudança deste quadro depende de iniciativas menores e Pinho defende que Descalvado pode auxiliar na mudança destes índices, implantando este Programa.

Logo do Facebook Deixe seu comentário