Panone recebe Comseg e acena com ações contra criminalidade em Descalvado

Panone recebe Comseg e acena com ações contra criminalidade em Descalvado

Webmaster 31/08/2011 - 16:25
O prefeito municipal de Descalvado, Luís Antônio Panone, recebeu na manhã de ontem, terça-feira, no Palácio do Povo, a sede do Poder Executivo local, membros do Comseg (Conselho Municipal de Segurança).

“Solicitamos esta reunião porque estamos preocupados com a criminalidade em nossa cidade e queremos debater soluções para o problema com o poder público”, justificou o advogado Gismar Manoel Mendes em nome do conselho, referindo-se aos recentes furtos a residências que aconteceram recentemente – um deles atingiu o vereador Luiz Carlos Vianna (PPS).

Também participaram do encontro o delegado titular da Polícia Civil João Alaor Garcia e o capitão da 3ª Companhia da PM (Polícia Militar) do município, Luiz Sérgio Mussolini Filho, que manifestaram apoio à causa.

O prefeito considerou válida a preocupação do órgão e exemplar a sua iniciativa. Mas disse que está tomando todas as medidas possíveis para combater não só furtos, mas também as outras formas de violência em Descalvado.

“Revitalizamos a iluminação pública em regiões periféricas, onde se diz que o crime acontece com mais frequência”, argumentou Panone, lembrando da substituição de todas as lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de vapor de sódio nos bairros Jardim Albertina e Parque Morada do Sol. “Equipamos uma viatura e adquirimos outra para a PM [um Volkswagen Parati e um Volkswagen Gol, respectivamente] e também entregamos viatura nova à Polícia Civil [outro Gol]”.

Continuando sua argumentação, o chefe do Poder Executivo também citou a aprovação do projeto de lei da Atividade Delegada, de sua autoria no município, e a criação da guarda municipal, que, segundo ele, é prioridade de seu governo.

“Vamos investir de R$ 20 mil a R$ 30 mil por mês para aumentar o policiamento ostensivo nas ruas por meio da Atividade Delegada”, revelou. “E já fizemos a previsão orçamentária e o levantamento dos custos para colocar a guarda civil em ação”.

Mesmo assim, Panone solicitou a Mussolini Filho que repetisse as blitzes da PM em focos de criminalidade intensa na cidade.“Essas operações têm efeito pedagógico e dão resultado!”

O capitão comprometeu-se a atender o pedido com rapidez.

Panone ainda desmentiu boatos de que sua administração não estaria aproveitando recursos financeiros estaduais e federais para financiar o melhoramento da segurança pública.

“Criamos a Gerência Municipal de Projetos, Convênios e Contratos e treinamos uma pessoa para ocupá-la [Marcelo de Santi]”, lembrou. “Ele passa o dia todo atrás de programas de ministérios e secretarias de Estado e, se houvesse verba disponível, já teríamos ido buscá-la”.

Para o prefeito, o aumento do número de furtos no município é uma das consequências negativas, entre tantas outras positivas, do aquecimento da economia local – segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Descalvado está hoje no top 50 dos municípios que mais geram empregos no Estado de São Paulo.

“Os descalvadenses estão ganhando melhor e podendo comprar certos bens, como um notebook ou uma câmera digital, que chamam a atenção dos ladrões”, explicou.

O projeto de lei n.º 69/11, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Descalvado no último dia 22 de agosto, autoriza o Poder Executivo local a criar e a pagar a Gratificação por Desempenho de Atividade Delegada.

Na prática, trata-se de uma espécie de pró-labore ou pagamento a policiais militares por serviços prestados à segurança pública municipal nas suas horas de folga.

A Prefeitura aguarda o agendamento de uma audiência com o secretário estadual de segurança pública para definir, com a participação de Mussolini Filho, a escala de trabalho dos oficiais inscritos no programa da Atividade Delegada e o valor da gratificação, que varia de acordo com a capacidade orçamentária de cada município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário