Aparelho que diagnostica e trata câncer de pele chegará a 100 hospitais

Aparelho que diagnostica e trata câncer de pele chegará a 100 hospitais

Webmaster 29/08/2011 - 08:27
Tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da USP em São Carlos

O aparelho que faz o diagnóstico e o tratamento de um tipo de câncer de pele, desenvolvido por pesquisadores da USP São Carlos, chegará até novembro a 100 hospitais do país.

A terapia fotodinâmica foi desenvolvida por físicos, médicos e farmacêuticos da USP. “Essa terapia funciona passando um medicamento, que é absorvido pelas células tumorais, e quando iluminado, leva as células à morte”, disse o pesquisador da USP Vanderlei Bagnato.

O custo do aparelho é de aproximadamente R$ 10 mil, mas muitas instituições de saúde não vão pagar nada. “Com o financiamento do governo, da Finep e do BNDES, nós estamos tornando essa tecnologia disponível para todos que precisam e não só para quem pode pagar”, explicou o pesquisador.

Os hospitais ficarão pelo menos um ano com os aparelhos e a expectativa é ajudar 8 mil pacientes. No Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, a tecnologia já chegou e foi usada em mais de 100 pacientes. “É muito importante o tratamento do câncer de pele não melanoma em fase inicial. Nesse protocolo são necessárias duas sessões com intervalo de uma semana. Isso nos tem dado um índice de cura de mais de 80% nos casos”, destacou a dermatologista Ana Sálvio.

Outra vantagem é que o tratamento dispensa cirurgia. “O paciente não relata muita dor, apenas nos primeiros minutos. A lesão residual é muito pequena e fica quase imperceptível”, disse a dermatologista.

Região

Em Santa Bárbara D’Oeste, São Carlos, Campinas, Leme, Ribeirão Preto e Matão, o programa começa a ser executado no máximo em dois meses. Em setembro está previsto o envio do equipamento e o treinamento dos profissionais envolvidos.

Para obter outras informações sobre as clínicas participantes é necessário enviar um e-mail para cancerpele@ifsc.usp.br.

Foto: Divulgação USP São Carlos

Logo do Facebook Deixe seu comentário