Pinho sugere criação de Guia de Saúde

Pinho sugere criação de Guia de Saúde

Webmaster 11/08/2011 - 10:26
A criação de um Guia de Saúde da Rede Pública Municipal foi sugerida à Prefeitura Municipal pelo vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM) durante a 27ª Sessão Ordinária.

A ideia surgiu depois que o parlamentar constatou que a grande parcela da população atendida pela rede municipal de saúde desconhece a totalidade dos serviços oferecidos, bem como, seus endereços, horários de atendimento, procedimentos e afins.

“Muitos médicos, inclusive, que atuam junto à rede não são detentores de todas as informações possíveis e, por conta disso, transtornos são gerados no atendimento ao cidadão”, afirma Pinho.

Desta forma, o vereador reivindicou à Secretaria de Saúde que, através de um trabalho minucioso, edite e disponibilize a população um Guia de Saúde da Rede Pública Municipal, contendo, por exemplo, relação das Unidades de Saúde, horário de funcionamento dos serviços e do plantão.

Pinho ainda sugeriu a inclusão das especialidades médicas existentes, com identificação dos recursos humanos para cada Unidade de Saúde, lista dos equipamentos e exames laboratoriais fornecidos pela Unidade, com os respectivos horários de funcionamento, dentre outras informações.

No que tange ao Pronto Socorro e laboratórios sob a gestão do Município, o guia deve fornecer horário de funcionamento dos serviços, número de leitos oferecidos, textos explicativos dos casos em que a população deve procurar pelo hospital e pelo laboratório.

“Com certeza a criação de um Guia de Saúde Pública vem suprir uma lacuna há muito existente: as informações fornecidas pelos funcionários das Unidades de Saúde que, mesmo com boa vontade, são desencontradas e incompletas”, acredita Pinho.
Todas as sugestões elencadas pelo vereador constam na proposta que ele remeteu ao Poder Executivo Municipal no decorrer da semana.

Logo do Facebook Deixe seu comentário