Incêndio consome área de reflorestamento no entorno da Rosária

Incêndio consome área de reflorestamento no entorno da Rosária

Webmaster 09/08/2011 - 21:47

Os 7,2 hectares que foram recém reflorestados, no entorno da Represa Rosária, foram consumidos por um incêndio de grandes proporções, ocorrido no início da tarde de segunda-feira (8). Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e bombeiros da Mineração Descalvado e da Usina Ferrari lutaram por mais de três horas para debelar o fogo. Cinco caminhões-pipa, com capacidade de 7 mil litros de água cada, foram deslocados para a área, que cerca a principal fonte de abastecimento de água do município.

À primeira vista, a imagem é desoladora. Boa parte das 12 mil mudas plantadas foi atingida pelas chamas. Árvores nativas do Cerrado como Amendoim Bravo, Cambará, Córdia, Embauba, Faveiro, Jurubeba, Lixa, Lobeira, Quaresmeiras, Sansão do Campo, Jacarandás, Ipês, Cedro e Jequitibá Rosa, além de espécies frutíferas como Abiu, Goiabeira, Jenipapo, Pitanga, Pequi, Jambolão, Jaca, Caviúna, Tinguí, Mirindiba, Amora e Uvaia tiveram suas folhagens danificadas. No local foi possível observar carcaças de animais atingidos pelo fogo.

Entretanto, graças ao serviço de manutenção que é feito sistematicamente pelos funcionários da SEMARH, tudo poderá ser recuperado. “É triste o que aconteceu, mas, por outro lado, as árvores do Cerrado são resistentes ao fogo e tenho certeza que boa parte das espécies vai sobreviver. Já nos próximos dias vamos fazer um inventário do que foi perdido e recuperar o que foi degradado. Também enviaremos caminhões-pipa para irrigar a área afetada, e com isso agilizar o processo de recuperação”, afirmou a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, que fez questão de enaltecer o trabalho de todos os envolvidos no combate ao incêndio.

De acordo com a secretária, foi registrado um boletim de ocorrência. “A polícia esteve no local e foi muito prestativa”, disse Patrícia de Falco. Há indícios de que o fogo teve início em área particular.

O projeto de reflorestamento é fruto de uma parceria envolvendo a Mineração Descalvado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Foram plantadas 12 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, numa área total de 7,2 hectares.

Logo do Facebook Deixe seu comentário