Índice de Breteau cai de 9% para 0,4%; começam trabalhos de desratização

Índice de Breteau cai de 9% para 0,4%; começam trabalhos de desratização

Webmaster 05/08/2011 - 13:43
Um relatório apresentado pela equipe de controle de vetores da Secretaria de Saúde informa que o índice de Breteau caiu de 9%, registrado em abril desse ano, para 0,4%, segundo levantamento de campo realizado no período de 1 a 12 de julho. Foram visitados 547 imóveis e encontrados três criadouros com larvas, sendo dois positivos para a presença do mosquito Aedes aegypti. O cálculo é feito a partir da divisão dos imóveis visitados pelo número de casos positivos.

Mas, a comunidade ainda não pode deixar de tomar certos cuidados. “Com o período de seca, é necessário tomar cuidados com as calhas limpando-as com frequência, porque mesmo no período de estiagem pode haver acúmulo de água e com isso o surgimento de novos criadouros do mosquito da dengue”, explica o chefe da Divisão de Controle de Vetores Silvio Donizeti Franceschini.

Nos primeiros meses de 2011 foi feito um trabalho de visitação às residências – o chamado arrastão -, com o objetivo de retirar materiais inservíveis e potenciais criadouros da larva do Aedes. As equipes de limpeza percorreram 100% do perímetro urbano de Descalvado. O material ocupou 40 caminhões. Só de vidro foram recolhidas duas toneladas, que foram destinadas ao programa socioambiental “Vidro é Vida”.

Os trabalhos de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti continuam. As equipes permanecem visitando os chamados “pontos estratégicos”, como oficinas mecânicas, depósitos de ferro-velho e escolas.

Desratização – A secretária de Saúde Márcia Aparecida Bertolucci Pratta anunciou que desde 1º de agosto vem sendo realizados trabalhos de desratização dos bueiros da cidade. A atividade se dará em três etapas, em um período de 30 dias, utilizando blocos parafinados à base do raticida Brodifacoum. Esse controle vale apenas para roedores que vivem nos esgotos, não sendo válido para as espécies que vivem no solo ou telhados.

“Para uma maior eficiência no controle dos roedores, os munícipes devem evitar deixar rações de cães e gatos expostas no período noturno; tampar o lixo; não deixar as caixas de inspeção quebradas; não deixar lixo em terreno baldio; não acumular material de construção nas residências; e manter quintais e terrenos limpos”, recomenda a secretária Márcia Pratta.

Logo do Facebook Deixe seu comentário