Descalvado se fez representar no Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Descalvado se fez representar no Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Webmaster 22/07/2011 - 11:34
A Secretária Municipal de Saúde, Márcia Aparecida Bertolucci Prata e a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Michelle Libero, estiveram participando entre os dias 09 e 12 de julho, em Brasília, do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do 8º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.

O congresso, realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reuniu mais de 4.700 participantes entre secretários municipais de Saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências. O objetivo do encontro foi aprofundar conhecimentos sobre questões ligadas à política de saúde, visando à qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de participar de cursos, oficinas e seminários durante os quatro dias do evento, o qual teve uma extensa agenda de atividades, a Secretária Márcia teve dois grandes momentos no congresso: o primeiro deles, quando explanou enquanto palestrante a Mostra: ‘Brasil Aqui Tem SUS’, no ciclo de discussões ‘Pacto pela Saúde e Relações Interfederativas’ e ainda, na programação da ‘Roda de Conversa com os autores dos trabalhos da ‘Mostra Brasil’, o qual resulta de um total de 178 experiências selecionadas por 20 COSEM’s (conselhos de secretarias municipais de saúde). Entre todas as experiências foram selecionadas apenas uma por Estado e, o trabalho da Secretária Márcia representou o Estado de São Paulo, cujo título abordado foi a ‘Avaliação do Termo de Compromisso de Gestão da Região Coração na DRS III/Araraquara/SP’.

Márcia ainda participou de reunião com o Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) junto com os demais membros da Diretoria do COSEMS-SP discutindo ações pontuais para o Estado de São Paulo.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou da abertura do congresso e assinou uma série de portarias que prevêem recursos extras no valor de R$ 769 milhões para a atenção básica. Entre as medidas previstas está a criação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica, que determina melhor remuneração pelo bom desempenho das equipes. Um dos componentes de avaliação será a satisfação do próprio usuário.

Outra portaria assinada durante o encontro cria uma espécie de pontuação para adequar a distribuição de recursos na atenção básica, o que, segundo o ministério, vai garantir aos municípios mais carentes um financiamento diferenciado. Outra medida anunciada trata da reforma e ampliação das atuais 36,8 mil unidades básicas de saúde (UBS) e da conclusão de um censo para verificar as condições de funcionamento das unidades.

Para a Secretária Márcia, a participação no congresso foi importante, um grande aprendizado que trará grandes benefícios para o município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário