Dose imediata de antibiótico traz maior sucesso ao tratamento da pneumonia

Dose imediata de antibiótico traz maior sucesso ao tratamento da pneumonia

Webmaster 21/07/2011 - 10:57
O vereador Luiz Carlos Viana (PPS) está verificando se o Município tem cumprido Portaria do Ministério da Saúde que prevê a entrega de dose imediata de antibiótico para tratamento de pneumonia em crianças nas unidades de saúde locais.

Isso porque a primeira dose de antibiótico, dada logo após a consulta, ainda no posto de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de quatro mil mortes anuais entre crianças menores de cinco anos no Brasil.

Tendo conhecimento deste dado e da referida portaria foi que Luiz Carlos resolveu trazer o assunto para tratativas no âmbito local.

A primeira dose do antibiótico ministrada ainda na unidade de saúde em uma criança com suspeita de pneumonia é recomendação da Organização Municipal de Saúde (OMS). “O tempo certo, conforme as pesquisas, é o uso do medicamento logo depois do diagnóstico médico”, salienta.

Em outras situações, a mãe ou responsável pela criança precisa buscar os medicamentos receitados, desperdiçando horas de tratamento que podem significar uma internação hospitalar evitável e até conseqüência mais graves.

Em cada Município, a Secretaria de Saúde é encarregada da organização e do funcionamento das Unidades de Saúde. Com o apoio da comunidade e da Prefeitura, segundo o edil, é possível disponibilizar o antibiótico nestes postos e o oferecer o tratamento imediatamente após a consulta.

A portaria que trata do assunto e à qual se refere Luiz Carlos é datada de 2009, por este motivo, o vereador quer saber sobre como o procedimento vem sendo feito em Descalvado e cogitou, inclusive, a possibilidade das USF’s dos bairros estarem adequadas a esta nova situação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário