Psicólogos participam de curso sobre violência contra mulheres

Psicólogos participam de curso sobre violência contra mulheres

Webmaster 15/07/2011 - 23:46
Os psicólogos Lara Cristina Morcelli e Marcos Felipe Chiaretto participaram durante o mês de Junho do curso “Tecendo a Rede: construindo a cidadania das mulheres são carlenses e região”, promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Divisão de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Assitência Social e financiado pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal.

O curso teve por objetivo formar profissionais para atuarem no enfrentamento a violência contra mulher, bem como estruturar a rede de serviços de atenção às mulheres em São Carlos e região. Dessa forma, tal curso capacitou mais de 100 profissionais divididos em duas turmas, dos serviços das áreas de saúde, justiça, segurança, educação, assistência social. Assim, participaram estudantes, comunidade em geral, profissionais do contexto público e privado, Polícia Militar e demais indivíduos de inúmeros municípios da região: São Carlos, Descalvado, Porto Ferreira, Matão, Americana, Cravinhos, Sertãozinho, Bauru, entre muitos outros.

O curso foi ministrado por Maria Amélia de Almeida Teles (Amelinha - participou de inúmeros depoimentos da novela "Amor e Revolução"), Terezinha de Oliveira Gonzaga e Júlia Glaciela Silva Oliveira, todas da União de Mulheres de São Paulo.
Segundo o prefeito de São Carlos Oswaldo Barba, que participou da abertura do curso, projetos e programas que possam ajudar a reduzir a violência (neste caso, contra a mulher) devem ser prioridade na administração municipal. Destacou ser motivo de orgulho ter conseguido, em sua gestão, estruturar uma divisão de políticas voltadas especialmente às mulheres, entre outros programas que buscam protegê-las. Mas diz não descartar o número de casos de violência existentes na cidade. “São Carlos pode ser considerado referência nessa área, com o auxílio, por exemplo, da UFSCar – que tem o LAPREV, laboratório que visa cuidar da vítima e do agressor – mas mesmo assim sabemos que a violência existe. Sem falar dos casos que não são denunciados”, disse. Segundo ele, ainda existe muito medo por trás desse problema, referindo-se aos casos de agressão que não chegam a ser denunciados.

Os psicólogos puderam expandir e aprimorar seus conhecimentos a partir dos conteúdos abordados no curso: o conceito de gênero; os direitos humanos das mulheres; a identificação da violência contra as mulheres e suas causas; aspectos conceituais, teóricos e práticos da violência doméstica, sexual e familiar contra as mulheres; a recente Lei Maria da Penha; o apoio psicossocial às mulheres em situação de violência e também a vasta rede de atendimento às mulheres que sofreram qualquer tipo de violência.

Vale destacar ainda que o número para atendimento de mulheres é o 180

Logo do Facebook Deixe seu comentário