Descalvado tem 3 casais gays, diz IBGE

Descalvado tem 3 casais gays, diz IBGE

Webmaster 14/07/2011 - 09:47
É um avanço para os casais homoafetivos terem sido incluídos no questionário do Censo 2010 do IBGE. Pela primeira vez o órgão citou os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo nas pesquisas realizadas em todo o país durante o ano passado e já foram divulgados resultados preliminares desta pesquisa.

Em todo o Brasil foram registrados 60.002 casais homoafetivos que convivem no mesmo domicílio mas que ainda não desfrutam de todos os direitos que um casal heterossexual desfrutaria. Segundo a ABGLT “Associação Brasileira de Gays Lésbicas Travestis e Transexuais” este número representa apenas a ponta de um iceberg uma vez que muitas pessoas acabam por não divulgar que vivem numa relação homoafetiva. Mesmo assim Toni Reis comemorou o resultado.

A pesquisa deixava a pessoa livre para dizer ou não se convivia num relacionamento homoafetivo e foi no Estado de São Paulo o maior número de casais formados por pessoas do mesmo sexo, com um total de 16872 pessoas seguido pelos estados do Rio de Janeiro com 10170 e Minhas Gerais com 4098 casais. A pesquisa ainda desmentiu a fama gay de Campinas e Pelotas (RS) que segundo lendas seriam as cidades mais gays do país. Não existe dúvidas que estas cidades são procuradas pela comunidade LGBT mas cidades muito menores como Águas de São Pedro concentram uma porcentagem maior de casais do mesmo sexo.

Na região central, São Carlos lidera o ranking de casais homoafetivos, sendo registrados 86 casais seguida de perto por Araraquara com 85, Limeira com 82, Rio Claro com 51 e Leme com 21 casais. Descalvado aparece na pesquisa com 3 casais homoafetivos.

A capital paulista é a cidade com maior número de registros com 7527 casais entrevistados.

Confira na tabela abaixo os números na região.


Logo do Facebook Deixe seu comentário