Gilson enfatiza necessidade do SAMU para Descalvado

Gilson enfatiza necessidade do SAMU para Descalvado

Webmaster 13/07/2011 - 17:15
O vereador Gilson dos Santos Rodrigues (PT) defendeu nesta segunda-feira (11) a necessidade da implantação de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Descalvado.

“Não tenho dúvida de que nosso Município precisa deste serviço de emergência para que a nossa população tenha um atendimento mais rápido aos casos de extrema urgência. Podemos salvar vidas”, afirmou durante seu pronunciamento na Sessão Ordinária semanal da Câmara.
O SAMU é acionado via 192 e tem a finalidade de prestar socorro aos cidadãos. Dados evidenciam que, com ele, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Com o serviço, é possível realizar atendimento de urgência em qualquer lugar, desde residências até vias públicas.

O socorro é acionado após chamada gratuita. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, os quais identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Ele é quem faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que faz a chamada acerca das primeiras ações. “A partir de uma atuação como esta o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do SUS: a lentidão no momento do atendimento”, ressaltou Gilson.

Todos estes detalhes e benefícios advindos do atendimento constam na indicação que o parlamentar assinou e remeteu ao Poder Executivo descalvadense, para análise.

Logo do Facebook Deixe seu comentário