Destino adequado do óleo é objetivo do vereador Luiz Carlos

Destino adequado do óleo é objetivo do vereador Luiz Carlos

Webmaster 13/07/2011 - 17:07
Com propositura que apresentou nesta semana aos seus pares no Poder Legislativo descalvadense, o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) está objetivando a destinação adequada do óleo que é produzido no Município.

Ele solicita ao Chefe do Poder Executivo, Luís Antonio Panone (PPS), a possibilidade da implantação de tambores para a coleta de óleo.

Luiz Carlos lembrou, inclusive, da Lei Municipal nº 2805, datada de 2007, que justamente instituiu o Programa Municipal de Coleta e Destinação de Gorduras e Óleos Vegetais.

O óleo jogado no lixo ou no ralo da pia, segundo disse, entope o encanamento, impermeabiliza fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos, coloca em risco a vida aquática e compromete a alimentação humana.

A ideia, conforme ressaltou Luiz Carlos, é que o óleo armazenado em garrafas PET seja levado a um dos postos de reciclagem, depois tratado e utilizado na produção de biodiesel, tintas, vernizes e sabão, por exemplo. “Esta é também uma forma de gerar trabalho e renda”, diz.

Ele acredita que a disponibilização dos tambores em locais determinados pela Municipalidade facilitaria o descarte e a coleta do óleo de cozinha. “Estou buscando informações sobre quais são os planos e projetos desenvolvidos pela Prefeitura tendo por fim viabilizar o cumprimento da Lei 2805”, explica.

Atualmente no Brasil são consumidos nove bilhões de litros de óleo de cozinha por ano e apenas 2,5% deste total são reciclados.

Logo do Facebook Deixe seu comentário