Marco Galetti reivindica coleta de lixo eletrônico em Descalvado

Marco Galetti reivindica coleta de lixo eletrônico em Descalvado

Webmaster 13/07/2011 - 17:04
Uma reivindicação do vereador Marco Antonio Galetti (PT) ganhou destaque na segunda-feira (11). Ele está requerendo a promoção de uma campanha para coleta de lixo eletrônico nas casas descalvadenses.

Ao longo da 15ª Legislatura, Marco tem mostrado preocupação com medidas de cunho ambiental no Município e nesta semana não foi diferente.

A sugestão do vereador é que o material oriundo da coleta seja vendido e o dinheiro arrecadado revertido para o Fundo Municipal do Meio Ambiente, ou senão, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para auxiliar as famílias carentes.

Marco fez questão de enfatizar a lei nº 12.305 que entra em vigor no próximo mês e trata sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “Temos uma nova relação de responsabilidade solidária entre fabricantes, distribuidores, lojistas, consumidores e governos municipais sobre a destinação do lixo sólido produzido nas cidades brasileiras”, explica.

Dentre os vários tipos de lixo gerado, o vereador acredita que um merece destaque e maior preocupação, justamente o chamado lixo eletrônico. Isso porque são milhares de toneladas anuais de baterias de celulares, pilhas, impressoras e computadores que são descartados todos os anos, sem um devido controle com relação a danos ao meio ambiente.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil joga em lixões a céu aberto, todos os anos, cerca de 97 mil toneladas de computadores usados. “São metais pesados em grande quantidade que, misturados a outros tipos de resíduos sólidos, produzem dejetos extremamente tóxicos. A melhor alternativa, sem dúvida, continua sendo a reciclagem”, destacou o vereador.

Segundo a propositura que apresentou ao Legislativo, a coleta poderia ser efetuada em um primeiro momento através de arrastões feitos pela Municipalidade, com datas marcadas e prévio anúncio na mídia local e carros de som pela cidade, para que os cidadãos possam se preparar para a entrega de equipamentos em desuso. “Durante a conferência do Meio Ambiente, realizada em junho, em contato com proprietários de empresa do ramo de reciclagem, tomamos conhecimento de que o material coletado pode ser comercializado”, disse.

Assim Marco indicou que o valor obtido com a comercialização dos materiais seja depositado no Fundo Municipal do Meio Ambiente ou revertido para a Secretaria de Ação Social, para auxiliar às famílias carentes e demais necessitados.

A medida visa resolver um grave problema da atualidade, que é a existência de eletrônicos encostados em algum canto das residências, seja CPU, monitores, impressoras, aparelhos de TV, som e eletrodomésticos. A expectativa de Marco é que o Poder Executivo, de fato, empreenda uma grande campanha de coleta junto aos descalvadenses.

Logo do Facebook Deixe seu comentário