Com ajuda de guindastes, vigas são instaladas em ponte no Bela Vista

Com ajuda de guindastes, vigas são instaladas em ponte no Bela Vista

Webmaster 27/06/2011 - 13:50
Uma operação delicada foi deflagrada para a instalação de vigas de sustentação, feitas de concreto e aço, na nova ponte que está sendo construída na rua Roque Francisco, sobre o Córrego da Prata, ligando o bairro Bela Vista à região central da cidade. Foram necessários três guindastes de grande porte para erguer as vigas, que pesam aproximadamente 32 toneladas cada.

O trânsito na Avenida Perimetral ficou interrompido entre o trecho das ruas 15 de Novembro e Coronel Tobias. A operação envolveu dezenas de técnicos e engenheiros, e atraiu os moradores da região.

A construção da ponte está orçada em R$ 598.936, 75. A obra está sendo feita pela Engenharia e Comércio Bandeirantes, da cidade de São Carlos.

Em fevereiro de 2010, a SPDOSP identificou um problema estrutural no local que servia de passagem para pedestres e veículos, na Rua Roque Francisco. Antes que a estrutura cedesse de uma vez por todas, colocando em risco a vida dos transeuntes, a SPDOSP decidiu interditar a área.

A partir de então, o local foi sinalizado e tambores de concreto impediam a passagem de moradores e veículos. Para dificultar ainda mais a travessia, a Secretaria de Obras ordenou que toda a terra, asfalto e entulhos fossem retirados do local. Máquinas e operários trabalharam, ao logo de um ano, apenas para evitar que o barranco desmoronasse.

Concomitantemente, iniciou-se o processo licitatório para a contratação de empresa especializada na elaboração de projeto estrutural e de serviços de topografia. Com base nos estudos de engenharia, ficou decidido que seria necessária a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego da Prata. No final do ano passado, os vereadores destinaram as sobras do orçamento do Legislativo, do exercício de 2010, para ajudar na construção da estrutura.

Logo do Facebook Deixe seu comentário