Cadastramento para o “Aprendiz Legal” só pode ser feito pela internet

Cadastramento para o “Aprendiz Legal” só pode ser feito pela internet

Webmaster 21/06/2011 - 16:12
Desde que foi anunciado quer o prefeito Luís Antonio Panone e os representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Renato Malta e Nayda Zago, celebraram termo de acordo de cooperação técnica com o objetivo de instituir, em Descalvado, o programa “Aprendiz Legal”, a procura por parte dos jovens descalvadenses para se inscreverem no programa tem sido significativa.

De acordo com Renato Malta, “neste momento disponibilizaremos o cadastro de estudantes e jovens interessados em uma oportunidade no programa “Aprendiz Legal” somente via Internet através do site www.ciee.org.br. Assim que as empresas locais abrirem as vagas, iremos às Instituições de Ensino da cidade cadastrar mais alunos”. Malta já iniciou os contatos com as empresas locais que queiram aderir ao programa.

O “Aprendiz Legal” visa a capacitação profissional para preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, que se apoia na lei 10.097/2000, que determina às empresas de médio e grande portes destinarem de 5% a 15% de seus quadros para a contratação de aprendizes.

O CIEE é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que atua em conjunto com a “Fundação Roberto Marinho”, e que garante ao jovem capacitação profissional como etapa do processo educativo. A metodologia é dividida em dois módulos, sendo um básico, comum a todas as formações, e um específico, voltado para a atuação do aluno na empresa.
O primeiro grupo de aprendizes deverá ter entre vinte e 25 alunos. O curso terá duração de dois anos, sendo que quatro dias da semana o aluno passará na empresa contratante e um dia será destinado para as atividades em sala de aula. Ada participante receberá uniforme e material didático contendo CD ROM, DVD e ambiente virtual.

Os cursos previstos são de Comércio e Varejo, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Logística, Turismo, Auxiliar de Produção e Auxiliar de Alimentação, privilegiando o desenvolvimento de competências a partir de uma abordagem interdisciplinar do conhecimento, trabalhando conceitos como cidadania, ética, identidades, trabalho e protagonismo juvenil.

Para ser um jovem aprendiz, o candidato deverá ter de 14 a 24 anos, estar cursando o ensino médio ou ensino fundamental ou concluído o ensino médio. A jornada de trabalho será de 4 ou 6 horas diárias, e a remuneração será de um salário mínimo hora – salvo condições mais favoráveis ao aluno. O aprendiz terá direito a 13º salário e demais benefícios, como férias no período do recesso escolar.


Logo do Facebook Deixe seu comentário