Chefe do Executivo prestigia aula inaugural do curso de pedreiro

Chefe do Executivo prestigia aula inaugural do curso de pedreiro

Webmaster 21/06/2011 - 13:16
O prefeito Luís Antonio Panone compareceu à aula inaugural do curso de formação de pedreiros e assentadores oferecido pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos. Também estiveram presentes a chefe da Seção de Escolas e Cursos Técnicos Profissionalizantes Maria Elizabeth Bianchi Lopes, o professor Roberto Rossan e o orientador e chefe de Edificações e Obras Públicas Paulo Sérgio Napoleão.

Ao todo foram matriculados 20 alunos. O curso terá 160 horas de duração, com aulas de segundas às quintas-feiras, das 19h às 22h. Ao final dos trabalhos, os participantes receberão um certificado de conclusão, com a chancela do SENAI, desde que tenham frequentado 75% das aulas.

Inicialmente, os alunos terão aulas teóricas, como ler e interpretar projetos arquitetônicos; conhecer normas de segurança; construir gabarito; demarcar eixos, colocar linhas e escavar valas; fazer armação de ferro; calcular volume de concreto; executar impermeabilização da fundação; preparar argamassa; e a assentar tijolos comuns.

Ao cumprimentar os alunos, Panone afirmou que as empresas que desejam se instalar no município perguntam, antes, se há mão-de-obra qualificada. “Só para dar um exemplo, a Açotec - que quando soubemos que ia para Pirassununga a trouxemos para cá - vai precisar de cem soldadores. Nós vamos oferecer mais esse curso profissionalizante, nas dependências da empresa, no contra fluxo do horário de trabalho”, explicou o prefeito.

Panone reafirmou o bom momento econômico pelo qual Descalvado está passando, com a vinda de empreendimentos comerciais como a ÉD+, Lojas Cem e Rede Dia%, além de empresas como Açotec, Orgolabs e IBG Gás, que já está construindo a terceira planta em nossa cidade. “Essas empresas contrataram trabalhadoras e trabalhadores que se formaram nos diversos cursos profissionalizantes que nós, eu e o meu vice-prefeito Becão, oferecemos em parceria com o chamado “Sistema S”, que engloba o SESI, SENAI, SENAR, SENAC e SEBRAE. Nós já entregamos 1,6 mil diplomas, o que representa um certificado a cada dois dias de administração”.

O chefe do Executivo descalvadense anunciou aos alunos que ainda em 2011 serão construídas 76 casas populares – das 300 conseguidas junto ao CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) – e outras 60 pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo Federal. “Outras 76 residências serão construídas em 2012. Então, tem muito serviço. E quando a procura é maior que a demanda, o salário melhora”, afirmou o prefeito Panone.
Já o professor Roberto Rossan, do SENAI, cumprimentou o prefeito Panone e a chefe Beth Bianchi e enalteceu a iniciativa da Prefeitura em oferecer o curso de pedreiro e assentador. “Conhecimento é um bem que ninguém tira de vocês. Há carência de profissionais, tanto em nível de conhecimento quanto de responsabilidade. Se vocês aprenderem bem, é claro que o caminho estará aberto”, disse aos alunos.

“Que aproveitem bem o curso, que ele transforme a vida de vocês. Porque o melhor pagamento que um político pode ter é saber que, de alguma maneira, melhoramos a vida dos menos favorecidos”, finalizou Panone.



Logo do Facebook Deixe seu comentário