Descalvado recebe Programa de capacitação “Aprendiz Legal”, do CIEE

Descalvado recebe Programa de capacitação “Aprendiz Legal”, do CIEE

Webmaster 17/06/2011 - 09:21
O prefeito Luís Antonio Panone e os representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Renato Malta e Nayda Zago, celebraram termo de acordo de cooperação técnica com o objetivo de instituir, em Descalvado, o programa “Aprendiz Legal”, que visa a capacitação profissional para preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, que se apoia na lei 10.097/2000, que determina às empresas de médio e grande portes destinarem de 5% a 15% de seus quadros para a contratação de aprendizes.

O CIEE é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que atua em conjunto com a “Fundação Roberto Marinho”, e que garante ao jovem capacitação profissional como etapa do processo educativo. A metodologia é dividida em dois módulos, sendo um básico, comum a todas as formações, e um específico, voltado para a atuação do aluno na empresa.

O primeiro grupo de aprendizes deverá ter entre vinte e 25 alunos. O curso terá duração de dois anos, sendo que quatro dias da semana o aluno passará na empresa contratante e um dia será destinado para as atividades em sala de aula. Ada participante receberá uniforme e material didático contendo CD ROM, DVD e ambiente virtual.

Os cursos previstos são de Comércio e Varejo, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Logística, Turismo, Auxiliar de Produção e Auxiliar de Alimentação, privilegiando o desenvolvimento de competências a partir de uma abordagem interdisciplinar do conhecimento, trabalhando conceitos como cidadania, ética, identidades, trabalho e protagonismo juvenil.

Para ser um jovem aprendiz, o candidato deverá ter de 14 a 24 anos, estar cursando o ensino médio ou ensino fundamental ou concluído o ensino médio. A jornada de trabalho será de 4 ou 6 horas diárias, e a remuneração será de um salário mínimo hora – salvo condições mais favoráveis ao aluno. O aprendiz terá direito a 13º salário e demais benefícios, como férias no período do recesso escolar.

De acordo com supervisor de unidade de operação do CIEE de São Carlos, Renato Malta, o próximo passo é fazer um trabalho de conscientização junto às empresas descalvadenses. Para o prefeito Panone, “tenho certeza que os empresários descalvadenses vão abraçar essa proposta, de largo alcance social. Afinal, estaremos formando profissionais, mas também cidadãos”. Para o chefe do Executivo, “essa é mais uma oportunidade que estamos dando aos nossos jovens de ingressarem na vida profissional deforma digna, porque acreditamos, eu e meu vice-prefeito Becão, que as pessoas só conseguem melhorar a condição de vida por intermédio do estudo e do trabalho”.

O início das aulas está previsto para agosto, assim que a totalidade das vagas for completada. Os interessados em se inscrever no programa “Jovem Aprendiz” podem entrar no site www.aprendizlegal.org.br. A inscrição é gratuita.

Logo do Facebook Deixe seu comentário