SEMARH alerta para o perigo das queimadas no período de estiagem

SEMARH alerta para o perigo das queimadas no período de estiagem

Webmaster 14/06/2011 - 16:28
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está preparando uma campanha de conscientização junto à comunidade descalvadense para o perigo das queimadas nessa época de estiagem. Serão distribuídos folhetos explicativos anexados nas contas d’água, lembrando que provocar incêndios é crime inafiançável, previsto no artigo 250 do Código Penal, com pena de três a seis anos de reclusão e multa.

De acordo com a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, em um único final de semana, no período de 3 a 5 de junho, foram treze ocorrências atendidas pela SEMARH, sendo a maioria incêndios em pastagens. “Nós nos esforçamos para atender a população, mas nós temos um único caminhão pipa, com capacidade para 7 mil litros, e ainda servimos aos assentados do Horto da Aurora e do Bom Retiro. Por isso nós estamos pedido que haja colaboração por parte de todos no sentido de evitar queimadas”, disse Patrícia de Falco.

Para se ter uma ideia, no dia 3 de junho a primeira ocorrência foi às 13h30. Um incêndio na Rua das Palmas, no Parque Morada do Sol, foi tão intenso que chegou a derreter o encanamento. Uma hora depois, uma residência pegou fogo nas proximidades do CAIC. Às 14h40, outro incêndio nas cercanias da Represa Rosária por pouco não atingiu as árvores recém-plantadas, o que causaria sérios danos ambientais.

No dia 4 de junho, os funcionários da SEMARH foram acionados às 12h, 15h, 15h25, 16h, 16h30, 17h, 17h30. Por fim, no dia 5 de junho, no domingo, a primeira ocorrência aconteceu logo às 7h, a segunda às 11h30 e a terceira às 15h25.

A SEMARH, no folheto que será entregue à população, lembra que “as fumaças agravam, desencadeiam ou provocam múltiplas doenças como asma, rinite, bronquite, sinusite, pneumonia, enfisema pulmonar, alergias, conjuntivite, otite, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, fibrilação, infarto, parada cardíaca, redução da fertilidade, abortos espontâneos, baixo peso ao nascer e tumores malignos”. A Secretaria alerta que existem procedimentos legais e adequados de encaminhar os lixos e rejeitos, ou de limpar terrenos e demais áreas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário