Campanha contra o HPV é pleito de Luiz Carlos na Câmara

Campanha contra o HPV é pleito de Luiz Carlos na Câmara

Webmaster 02/06/2011 - 23:22
A realização de uma campanha de vacinação contra o vírus HPV foi solicitada pelo vereador Luiz Carlos Viana (PPS) na propositura de nº 219, que tramitou nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Descalvado.

O HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, que é sexualmente transmissível. É capaz de provocar lesões de pele ou mucosa. Na realidade, existem mais de 200 tipos de HPV, classificados em “baixo risco” e “alto risco” de câncer, daí a preocupação de Luiz Carlos e o intuito de realizar uma campanha.

Além disso, há fatores que aumentam o potencial do desenvolvimento do câncer de colo de útero em mulheres infectadas pelo papilomavírus: número elevado de gestações, uso de contraceptivos orais, tabagismo, pacientes tratadas com imunossupressores, infecção pelo HIV e outras DST’s.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que a cada ano 500 mil mulheres em todo o mundo sofrem de câncer de colo de útero, das quais pelo menos 250 mil morrem. No Brasil, a doença é a segunda maior causadora de morte por câncer entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “São números alarmantes”, afirmou Luiz Carlos.

A vacina protege quanto a algumas variações do vírus e Luiz Carlos quer que o Poder Executivo se mobilize e organize uma campanha, a fim de diminuir os casos de infecção por essa doença.


Logo do Facebook Deixe seu comentário