Internet já é a 2ª ferramenta mais usada em transações bancárias

Internet já é a 2ª ferramenta mais usada em transações bancárias

Webmaster 25/05/2011 - 10:46
Em contrapartida, número de golpes online aumentou 94%, segundo Cert

A internet já é a segunda ferramenta mais usada nas movimentações financeiras, de acordo com uma pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Muitos clientes estão deixando de ir às agências para fazer as transações através dos sites dos bancos, mas é preciso ter cuidados já que o número de fraudes também aumentou.

A pesquisa revela que o caixa eletrônico ainda é o canal mais utilizado pela população, com 17,8 bilhões de operações ou 31,% do total. Apesar disso, em 2010, o internet banking atingiu o recorde de 12,8 bilhões de transações (23% do total), um aumento de 27,4% em relação a 2009. Pela internet do celular, o aumento de acessos chegou a 71%.

A tendência é que o número de acessos cresça ainda mais já que, desde março deste ano, muitos bancos criaram uma modalidade de conta que só pode ser movimentada pela internet e é livre de tarifas. É uma forma de atrair também aqueles que ainda não abririam mão de ir até uma agência.

Apesar da comodidade de fazer operações no trabalho ou em casa, é preciso ficar ter cuidado com os golpes aplicados por hackers. Em 2010, esse tipo de crime cresceu 94% em comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert). “Mesmo os bancos têm provido várias formas de barrar esses atacantes com mais senhas e informações, mas é importante saber que 100% de segurança é impossível de ser alcançado”, disse a especialista em segurança na internet da USP de São Carlos, Kalinka Castelo Branco.

Veja dicas para evitar problemas com golpes na internet:

- mantenha o antivírus atualizado.
- troque a senha do banco regularmente.
- evite fazer operações em computadores públicos.
- não abra arquivos de origem desconhecida. a maioria dos bancos não mandam e-mail para os clientes.
- antes de fazer um pagamento, clique sobre o cadeado de segurança que aparece na base da tela. O certificado confirma que o site é verdadeiro.
- em caso de dúvida, ligue pro banco porque as falsificações levantam cada vez menos suspeitas.


Logo do Facebook Deixe seu comentário