Apicultores descalvadenses participam de encontro em Rio Claro

Apicultores descalvadenses participam de encontro em Rio Claro

Webmaster 23/05/2011 - 16:40
Um grupo de apicultores descalvadenses esteve presente no evento “Meu Dia Pede Mel”, no último domingo (22), nas dependências das Faculdades Claretianas, em Rio Claro. Além dos produtores, estiveram presentes representando Descalvado o prefeito Luís Antonio Panone, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Fernandes e o presidente da AADES (Associação dos Apicultores de Descalvado) Moacyr Vizotto.

A iniciativa tem por objetivo aumentar o consumo de mel em parceria com a CBA (Confederação Brasileira de Mel), Fundação Banco do Brasil e Sebrae, com participação das Associações de Apicultores de Descalvado, Araras, Rico Claro e Pirassununga.

A AADES foi formada em 30 de julho de 2009, numa iniciativa da Prefeitura, SEBRAE, ParqTec, SEAPA e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Atualmente a entidade conta com 15 associados. “A Associação permitiu o acesso a instalações e tecnologias que credenciam ainda mais nosso produto e abre portas para novos mercados consumidores, fato que não era uma realidade quando trabalhávamos na clandestinidade e sem instalações adequadas”, segundo informativo confeccionado pela AADES e distribuídos aos visitantes do evento.

Em breve discurso, o presidente da AADES, Moacyr Vizotto, agradeceu em nome dos apicultores o apoio que a Associação e os produtores vem recebendo da atual administração.

O prefeito foi convidado a fazer uso da palavra. “Logo no início da nossa administração percebemos a dificuldades dos apicultores em manipular, em suas casas, esse importante alimento. Era preciso mudar essa realidade e organizar os produtores, para que eles pudessem agregar valor ao produto. Hoje o mel de Descalvado, além de ser de ótima qualidade, tem marca, rótulo e embalagem”, afirmou Panone.

Dirigindo-se ao gerente regional do Sebrae Centro Paulista Fábio Bonassi, o chefe do Executivo descalvadense assegurou que a parceria com o órgão “é de fundamental importância, pois fortalece o empreendedorismo e a economia locais”, e ressaltou a necessidade de estreitar o relacionamento entre as prefeituras das cidades que compõem o Grupo Regional de Apicultores do Sebrae-SP na região central do Estado de São Paulo.

Consumo – De acordo com informações da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura), os brasileiros consomem 128 gramas de mel ao ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano e distante da Alemanha, cuja população consome 3 quilos do néctar anualmente. O Brasil produz 50 mil toneladas de mel, destinadas aos mercados interno e externo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário