Inversão térmica agrava doenças respiratórias no outono e no inverno

Inversão térmica agrava doenças respiratórias no outono e no inverno

Webmaster 21/05/2011 - 01:39
Inversão térmica agrava doenças respiratórias no outono e no inverno

O fenômeno da inversão térmica, comum durante o outono e o inverno, agrava as doenças respiratórias. Isso acontece porque o pó liberado pelas indústrias e pelas queimadas acaba não circulando.

Em dias normais, o ar sobre a superfície se aquece e como é mais leve, sobe. Com isso, o ar frio logo acima desce, dando início a um ciclo que renova o ar e libera os poluentes para a atmosfera.

Com a inversão térmica, o que fica embaixo se resfria e, por ser mais pesado, não permite a renovação do ar. “O fenômeno é natural. O que vai prejudicar a saúde é a poluição do ar”, disse a especialista em condições atmosféricas da Unesp,Sandra Elisa Contri Pitton.

O professor da USP e diretor do serviço de patologia do Instituto do Coração (Incor), Paulo Saldiva, defende mudanças na gestão pública e no comportamento para melhor a qualidade do ar.

Segundo ele, o ideal seria mais áreas verdes nas cidades e menos carros nas ruas. “Quando tem uma contaminação de água, eu posso falar: beba água mineral ou ferva, mas o ar é absolutamente comunitário. Não tem uma medida individual. O remédio está na gestão do espaço público, na política de mobilidade e no pensar a cidade que a gente quer”, ressaltou.

As pessoas que sofrem de rinite alérgica e outras doenças respiratórias precisam redobrar os cuidados nessa época. Veja dicas importantes:

- Feche as janelas em horários de trânsito intenso - essa é uma maneira eficaz de barrar a entrada dos gases tóxicos, não importa se você mora em apartamento ou casa.

- Aumente a umidade do ar - Vale usar aparelhos com essa função, mas espalhar baldes de água ou toalhas úmidas pelos cômodos também funciona. Além de diminuir a concentração dos gases isso ajuda a lubrificar e limpar o muco nasal que retém parte da poluição. O ideal é fazer isso à tarde, quando a umidade relativa do ar é bem mais baixa.

- Deixe o sol entrar: apesar do ventinho gelado lá fora, deixe portas e janelas abertas por pelo menos 1 hora. assim você troca o ar viciado pelo ar fresco. Janelas fechadas deixam o ambiente mais vulnerável ao surgimento de mofo e ácaros. os raios solares matam ácaros e fungos.

- Vede as frestas das janelas durante a noite: com feltro ou panos você pode bloquear as entradas de corrente de ar. detalhe: no dia seguinte, abra as janelas e deixe a brisa invadir o espaço.

- Livre-se do pó: os agentes que provocam alergia devem ficar longe nesta época fria. O ideal seria você tirar o pó todos os dias. se não puder, faça a limpeza pelo menos três vezes por semana.

- Arraste os móveis: a cada 15 dias, tire todos os móveis do lugar e remova a poeira acumulada.

- Use panos úmidos: usar panos secos na limpeza da casa apenas espalha os agentes que causam alergia.

- Lave os cobertores: após um ano dentro do armário, eles acumulam bactérias e fungos.

- Lave as roupas de frio: depois de todo o tempo em que ficaram guardadas, as roupas de inverno devem ser lavadas e expostas ao sol. inclusive as peças de lã.

- Troque a roupa de cama com frequência: mude os lençóis após uma semana de uso. para as toalhas de banho, o recomendado é estendê-las para secar ao sol depois do banho e lavá-las a cada quatro dias.

- Ponha os objetos para tomar sol: o efeito bactericida dos raios solares é a maior arma contra os ácaros. coloque cobertores (bem abertos, de preferência no varal), travesseiros e até o colchão para fora pelo menos uma vez por semana. e fique atenta ao "prazo de validade" desses objetos. O ideal é trocá-los periodicamente, já que acumulam muitos microorganismos nocivos ao sistema respiratório (que, no inverno, fica bem mais vulnerável)

- Tome cuidado no banho: fuja dos banhos muito quentes e dos sabonetes e cremes perfumados. isso pode piorar a alergia.

- Cuide da higiene do seu animal: é importante manter a mesma frequência dos banhos dos cachorrinhos durante o inverno. E mais: cuide para que eles circulem apenas em ambientes que estiverem secos e limpos.

- Guarde os livros: mantenha livros, papéis e cadernos em armários fechados. Isso evita que eles acumulem poeira.


Logo do Facebook Deixe seu comentário