Luiz Carlos sugere criação de curso pré-vestibular gratuito em Descalvado

Luiz Carlos sugere criação de curso pré-vestibular gratuito em Descalvado

Webmaster 18/05/2011 - 07:54
Intuito do vereador é atender aos estudantes de baixa renda e oferecer-lhes novas oportunidades

A preocupação com a formação educacional dos jovens descalvadenses ficou patente em propositura apresentada pelo vereador Luiz Carlos Viana (PPS). Ele quer a criação de um curso pré-vestibular gratuito em Descalvado.

O intuito é atender aos estudantes que cursam ou cursaram o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública de Ensino, de baixa renda e que residam no Município.

Luiz Carlos apresentou dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo a qual, maiores níveis de escolaridade garantem melhores oportunidades de inserção qualificada no mercado de trabalho. “Os dados também mostram que, infelizmente, o rendimento familiar per capta ainda é um fator de desigualdade no acesso à escola, especialmente, nos níveis de ensino não obrigatórios”, explicou Luiz Carlos.

Segundo disse, este tipo de pesquisa apenas mostra o que pode ser visto em qualquer lugar do país: os estudantes provenientes de escolas públicas, que se configuram como jovens com rendas mais baixas, têm menos acesso ao Ensino Superior.

Para Luiz Carlos, o curso pré-vestibular é, sem dúvida, um facilitador importante do acesso a uma faculdade/universidade. “Mas o custo destes cursos volta a ser um obstáculo para muitos estudantes”, diz.

Na opinião do vereador, mediante este contexto, o oferecimento de um curso pré-vestibular gratuito é uma ferramenta fundamental para auxiliar esta demanda.

Vale destacar, que estes “cursinhos”, como são popularmente conhecidos, já vêm sendo oferecidos em vários municípios brasileiros, devidamente custeados pelas Prefeituras.
A cidade de Limeira é um grande exemplo e atende, todos os dias da semana, número aproximado de 400 jovens.

Logo do Facebook Deixe seu comentário