Encontro com pequenos produtores rurais formaliza Associação de Hortifrutis

Encontro com pequenos produtores rurais formaliza Associação de Hortifrutis

Webmaster 27/04/2011 - 15:20
Um encontro entre o prefeito Luís Antonio Panone, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Fernandes, lideranças, assentados e pequenos produtores rurais marcou o início da formalização institucional dos trabalhos tendo em vista a criação da Associação dos Hortifruti de Descalvado, que atuará nos mesmos moldes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) das cadeias produtivas do leite e mel.

As reuniões entre a SEAPA e os interessados em formar a Associação vem acontecendo há algum tempo. Os trabalhadores já escolheram o diretor da futura Associação, que será o produtor Nivaldo Grippa. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar no município, visando atender as demandas da merenda escolar, o abastecimento da feira livre – que está em fase de gestação – e a conquista de novos mercados, agregando valor à produção.

De acordo com o secretário André Fernandes, “a organização da cadeia dos hortifruti é um antigo sonho do prefeito Panone. Nós percebemos que vocês estão se organizando com rapidez. O que é bom, para que nós possamos ir atrás de recursos para ajudá-los. Nós também dependemos dos produtores, já que somos obrigados, por lei, a comprar, no mínimo, 30% da produção da agricultura familiar para a merenda escolar”, disse.

Fernandes informou que uma instituição bancária está analisando a concessão de recursos financeiros que serão destinados à compra de barracas de lona, medindo 8 metros quadrados cada, no valor total de R$ 60 mil, que serão instaladas na feira livre, que deverá entrar em funcionamento ainda em 2011.

“Mas, não é apenas a feira livre que precisará dos produtos de vocês. Nós fizemos uma pesquisa buscando outros mercados, como sacolões e mercadinhos que compram hortifruti de fora. Portanto, vocês terão de aumentar a produção”, afirmou o secretário.

O prefeito Panone anunciou aos pequenos agricultores que estará na XIV Marcha dos Prefeitos, que será no período de 10 a 12 de maio, em Brasília. “Eu vou aproveitar para sentar com a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que é descalvadense, para que ela tenha um olhar diferenciado para o nosso município, assentados e agricultores familiares. Sei que tem muita gente torcendo contra, mas tenho vontade de fazer as coisas. Eu estou reafirmando o compromisso que tenho com vocês. Essas não são palavras que o vento vai levar”, asseverou Panone.

O chefe do Executivo também tranquilizou os produtores, enfatizando que na feira livre não haverá atravessadores. “Será da terra para o prato, sem intermediários. Mas, vocês precisam se organizar. Não são só a feira e a merenda. Nós também temos o programa Café da Manhã Solidário, que serve mais de mil refeições diárias, incluindo uma fruta da época”.

Panone também reafirmou o compromisso de manter conservadas as estradas rurais por onde trafegam os ônibus escolares, que transportam os alunos das famílias assentadas às escolas da rede municipal de ensino. “Nós mandamos reformar duas máquinas pesadas, com mais de trinta anos de uso. É preciso lembrar que o Incra assumiu o compromisso de mandar uma máquina para nós, e até hoje isso não aconteceu”.

Após o encontro com as autoridades, a reunião prosseguiu tratando dos assuntos relacionados à formação da Associação, tendo à frente a diretora da Divisão de Pecuária e Sanitária Maria Cecília Queiroz Gentil.


Logo do Facebook Deixe seu comentário