Unicastelo e SEAPA ultrapassam marca de 300 animais esterilizados em mutirões de castração

Unicastelo e SEAPA ultrapassam marca de 300 animais esterilizados em mutirões de castração

Webmaster 25/04/2011 - 15:58
Ação do Governo Municipal conta com aparato estrutural da universidade e participação voluntária de médicos veterinários da cidade

O curso de Medicina Veterinária da Unicastelo campus Descalvado e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) do Governo Municipal comemoram realização do sétimo Mutirão de Castração de Cães e Gatos, promovido continuamente deste outubro de 2009. Na última etapa, em 16 de abril, 39 animais foram submetidos ao procedimento cirúrgico, elevando para 304 o número de esterilizados pela ação. O programa é oferecido gratuitamente a famílias de diferentes bairros, submetidas à triagem sócio-econômica, que não têm condições financeiras de pagar pelo serviço em clínicas veterinárias particulares.

A iniciativa é fruto de parceria firmada entre Unicastelo e Prefeitura de Descalvado em vistas de manter o controle da natalidade de cães e gatos e consequente prevenção das zoonoses no município. O procedimento conta com aparato da universidade que dispõe seus profissionais e alunos bem como toda a estrutura do Hospital Veterinário para os procedimentos. Karina Bürger, professora do curso de Medicina Veterinária, e Maria Cecília Gentil, diretora da SEAPA, coordenam as etapas de esterilização.

Para a universidade, a ação é importante por possibilitar contato dos alunos com as práticas profissionais. “Os mutirões de castração servem como extensão dos apontamentos teóricos ministrados na graduação. Eles servem como horas práticas de estágio e observação. Nossos discentes atuam nas fases de recepção, contenção e preparação dos animais e observam a técnica cirúrgica dos médicos veterinários, assessorando os procedimentos”, afirmou Karina.

Vale destacar que os animais submetidos à cirurgia de castração não apresentaram problemas ou sequelas, o que revela a alta capacidade dos profissionais envolvidos e o cuidado com o bem estar animal. A SEAPA dispõe, ainda, assistência ao período pós-operatório. “Trata-se de um atendimento de qualidade e responsável. Não apenas oferecemos o procedimento cirúrgico, como também ficamos à disposição das famílias para observar a recuperação dos cães e gatos submetidos ao procedimento cirúrgico e atender eventuais chamados”, disse Maria Cecília.

As coordenadoras destacam o apoio voluntário de profissionais da cidade que dedicam tempo e habilidade a favor dos mutirões. “A realização das etapas do mutirão de castração só é possível graças à participação voluntária e generosa de colegas que se dispõem em nos auxiliar”, enfatizaram. “O Mutirão de Castração é amparado pela Unicastelo e Prefeitura Municipal, mas depende da ação voluntária de médicos veterinários da cidade e região. Estamos abertos à contribuição de outros profissionais que desejarem apoiar esta iniciativa”, acrescentou Karina. Nesta etapa, os médicos veterinários Luís Fernando Gentil, Natália Tognetti, Anderson Trevisan, Maíra Trevisan e Jaqueline Fonseca conduziram os procedimentos.

O coordenador geral do campus, José Antonio Todescan Gabrielli, também fala da iniciativa e comemora os resultados alcançados. Ele defende a importância do programa de esterilização para a Saúde Pública do município. “Já realizamos sete etapas e esterilizamos mais de 300 animais em nossos mutirões, um resultado bastante positivo ao considerarmos o controle da natalidade e a consequente diminuição de animais soltos pelas ruas e aumento das zoonoses. Trata-se de um projeto contínuo de extensão a favor do aprendizado prático dos nossos alunos. Agradecemos à professora Karina e aos voluntários que abraçam esta iniciativa, aos discentes participantes e, sobretudo, ao prefeito Panone, ao secretário André Fernandes e à diretora Maria Cecília que confiam no trabalho da nossa universidade”, afirmou Lito.

Com informações de Guto Cavalcante – Assessoria de Imprensa – Unicastelo/Descalvado





Logo do Facebook Deixe seu comentário