Prefeitura, Senar e Sindicato Rural lançam programa “Jovem Aprendiz Rural”

Prefeitura, Senar e Sindicato Rural lançam programa “Jovem Aprendiz Rural”

Webmaster 20/04/2011 - 08:31
A Prefeitura, o Sindicato Rural Patronal de Descalvado e a Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Unicastelo, lançaram na manhã do último sábado (16) o programa “Jovem Aprendiz Rural”, destinados a jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, matriculados na rede municipal de ensino e na escola “José Ferreira da Silva”, que pertence à rede estadual.

Serão 600 horas/aulas, durante 150 dias, de segunda às sextas-feiras, das 13h às 17h. Os alunos terão aulas teóricas, incluindo noções de cidadania, e práticas. Para tanto, o Sindicato Rural alugou uma pequena propriedade rural. Lá os alunos terão a oportunidade, ao longo do curso, de cuidarem de pequenos animais, formar hortas, recuperar áreas degradadas e plantar árvores frutíferas. O programa não tem caráter profissional, sendo básico e de iniciação à zootecnia e técnicas agrícolas. A metodologia e o material pedagógico ficarão por conta do Senar, que também garantirá a alimentação dos estudantes.

De acordo com o convênio assinado com base na Lei 3.419, de autoria do Executivo, caberá à prefeitura a cessão de salas de aula, equipamentos audiovisuais e de informática, permissão para o uso de ferramentas agrícolas e fornecimento de equipamentos de segurança e locomoção dos alunos.

No lançamento do programa estiveram presentes o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária de Educação e Cultura professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, a secretária de Assistência e Promoção Social primeira-dama Jose Panone, a chefe de Escolas e Cursos Profissionalizantes, Elizabeth Bianchi Lopes, o coordenador do campus da Unicastelo José Antonio Todescan Gabrielli (Lito), o presidente do Sindicato Rural Luis Fioroni e representantes do Senar, além de professores, engenheiros agrônomos e alunos.







Logo do Facebook Deixe seu comentário