Vereadores abordam 146 anos da Emancipação Política de Descalvado

Vereadores abordam 146 anos da Emancipação Política de Descalvado

Webmaster 20/04/2011 - 08:20
A passagem de uma data muito importante para a história de Descalvado obteve destaque na Câmara Municipal: nesta sexta-feira (22), o Município comemorou 146 anos de sua emancipação política.

Na Sessão Ordinária realizada pelo Legislativo na segunda-feira (18), pronunciamentos foram marcados por menções ao fato.

O primeiro a lembrá-lo foi o vereador Luiz Carlos Viana (PPS). “Em meio a todos estes feriados não podemos nos esquecer de uma data como estas, sem dúvida, um passo da mais extrema relevância para a nossa cidade”, disse.

O colega de Casa, vereador Sebastião José Ricci (PP) também deu seu relato. Ambos lembraram um pouco da história relativa àquele momento, quando a freguesia do Belém do Descalvado foi elevada pelo Imperador Pedro II à categoria de vila.

Na ocasião, o povoado já tinha condições de ter vida própria, por isso, um dos pioneiros na luta por esse objetivo, Agostinho José Alves de Amorim, começou a dar os primeiros passos neste rumo.

A cidade receberia com festa a notícia da emancipação em 22 de abril de 1865, sendo que em 1º de janeiro de 1866, empossada a 1ª Câmara Municipal, que é o Poder mais antigo do Município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário