SEMARH adquire contentores para coleta de material reciclável

SEMARH adquire contentores para coleta de material reciclável

Webmaster 05/04/2011 - 15:43
Já estão na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos dez contentores que vão servir para o depósito de vidro para reciclagem, dentro do programa socioambiental “Vidro é Vida”. Os contentores, na cor verde, vão substituir os antigos tambores de ferro. Os recipientes serão distribuídos nos estabelecimentos comerciais locais que se interessar em participar do projeto.

Os contentores são feitos de plástico resistente e durável. O transporte do material é fácil e não exige muito esforço. A manutenção também é simples.

O programa “Vidro é Vida” tem por objetivo arrecadar embalagens do produto para reciclagem, em troca de fornecimento de cestas básicas para a população em situação de risco, previamente cadastradas. Trata-se de uma parceira envolvendo a Prefeitura, a SEMARH e a Mineração Descalvado, que pertence ao grupo Owens Illinois.

Em janeiro de 2011, a Mineração Descalvado recebeu certificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente reconhecendo as ações do programa Socioambiental “Vidro é Vida – Coleta Seletiva de Embalagens de Vidro”. O Coordenador de Administração e Vendas da mineradora, Luiz Antonio Pavan, esteve na Capital paulista para receber o prêmio. “Esse projeto existe no Morro da Mangueira, que recolhe 150 toneladas de vidro por mês. Lá o projeto está consolidado, há 11 anos é feita a coleta. Acredita-se que o potencial de recolhimento em Descalvado é de 10 toneladas/mês de embalagens de vidro”, afirmou a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, da SEMARH. Atualmente, estão estocadas oito toneladas do material, que em breve será entregue à Mineração.

Parceria – Em setembro do ano passado, a secretária Patrícia Bortoletto de Falco e o chefe da Seção de Planejamento e Fiscalização Ambiental da SEMARH, Edilson Lino, reuniram-se com o gerente administrativo da ACID (Associação Comercial e Industrial de Descalvado), Dany Roberti Boarini, visando criar uma parceria entre a prefeitura e os associados da entidade, com o objetivo de instalar pontos de coleta de embalagens de vidro nos estabelecimentos comerciais de Descalvado.

Os primeiros frutos dessa reunião já estão sendo colhidos. De acordo com a secretária, alguns estabelecimentos comerciais já demonstraram interesse em receber os contentores.


Logo do Facebook Deixe seu comentário