Ricci indica projeto para cultivo de urucum

Ricci indica projeto para cultivo de urucum

Webmaster 30/03/2011 - 16:34
Nesta segunda-feira (28), quando o Legislativo realizou sua 8ª Sessão Ordinária deste ano, o vereador Sebastião José Ricci (PP) reiterou pedido para que o Poder Executivo crie um projeto de cultivo de urucum no Município.

A idéia foi inspirada em experiência bem sucedida no Pontal do Paranapanema, onde os assentamentos produziram na safra do ano passado alta quantidade de sementes de urucum (colorau), de onde é extraído um pigmento usado como corante em queijos, iogurtes, salsichas, carnes, doces e cosméticos.
A produção dos assentados, segundo Ricci, é comprada pela multinacional de origem dinamarquesa CHR Hansen, com sede na cidade de Valinhos, e comercializado no Brasil e no exterior. “A CHR Hansen está expandindo as lavouras para assentados do Mirante do Paranapanema, Sandovalina, Rosana e Santo Anastácio, contando com o apoio das Câmaras e Prefeituras destes locais”, diz Ricci.

Além disso, os custos para se iniciar uma lavoura de urucum são baixos, visto que a espécie não exige grandes cuidados.

Por tais razões, Ricci quer que o Prefeito do Município, Luís Antonio Panone (PPS) e o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, André Coutinho Fernandes, criem um projeto desta cultura entre os assentados de Descalvado, preparando-os para a sustentabilidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário