Saúde confirma caso importado de dengue e pede cuidados à população

Saúde confirma caso importado de dengue e pede cuidados à população

Webmaster 24/03/2011 - 15:25
A Secretaria de Saúde informa que foi confirmado um caso de dengue importado e há outro sob suspeita. Segundo o setor de Controle de Vetores, a paciente reside em Araraquara e esteve em Descalvado no feriado de carnaval, já apresentando os sintomas da doença. Foram tomadas as providências de praxe, como o bloqueio da área em que o caso foi apresentado e o serviço de nebulização.

O Controle de Vetores já alertava, antes das festividades, para a possibilidade do surgimento de casos de dengue após o período de festas, posto que o fluxo de pessoas, entre os municípios, aumenta bastante na época do carnaval. “Muitos viajam para regiões em que há grandes casos de dengue e retornam para as suas cidades de origem, às vezes já contaminados”, explicou Sílvio Donizete Franceschini, responsável pelo setor.

Para a Secretaria, o perigo ainda não passou. As recomendações das autoridades da Saúde aos munícipes é a de limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal. Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas USFs, para tratamento.




Logo do Facebook Deixe seu comentário