Prefeitos decidem criar Associação de Municípios da Região de São Carlos

Prefeitos decidem criar Associação de Municípios da Região de São Carlos

Webmaster 11/03/2011 - 10:08
Os prefeitos da região central paulista se reuniram na manhã de quinta-feira (10), na Sala dos Prefeitos “Antônio Massei”, na Prefeitura Municipal, para formalizarem a criação da Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos (Amesc), que tem por objetivo viabilizar a liberação de recursos e desenvolver projetos em parceria com as cidades da microrregião.

Além do prefeito Oswaldo Barba, estiveram presentes no evento o idealizador da Associação, o deputado federal Newton Lima (PT-SP), o vice-prefeito, Emerson Leal, e os prefeitos de Ribeirão Bonito, Paulo Veiga, de Porto Ferreira, Mauricio Rasi, de Itirapina, Omar de Oliveira Leite, de Brotas, Antonio Salla, de Dourado, Edmur Buzzá, de Santa Rita do Passa Quatro, Mauro Zorzi, e o secretário de Planejamento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado, Edner Tortella, representando o prefeito Luís Antonio Panone.

A criação da associação irá diagnosticar os problemas que impedem o crescimento regional, tendo como foco o desenvolvimento de áreas como a Saúde, Segurança, Educação, Turismo e Desenvolvimento Industrial.

Para Newton Lima, a criação da Associação é uma forma de potencializar projetos de interesse comum entre as cidades. “Várias ideias foram apresentadas para o desenvolvimento da microrregião. Tenho certeza que, com essa associação, nós teremos muito mais força junto ao Governo Federal e agências internacionais para que possamos melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da nossa região”, declarou o deputado federal.

A reunião debateu, de forma preliminar, projetos na área ambiental, como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, saneamento básico, projeto Viva o Broa, combate às drogas, entre outros temas.

“A Associação entre os municípios permitirá o desenvolvimento articulado da região, baseado em temas como saúde, segurança, educação e desenvolvimento, que são essenciais para o crescimento sustentável da região”, enalteceu o prefeito Oswaldo Barba.

Barba ressaltou ainda que os municípios da região de São Carlos necessitam desta articulação para melhorar o relacionamento com os demais entes da federação. “A união dos municípios irá facilitar a nossa relação com o Estado e com a União, pois irá demonstrar uma visão regional de desenvolvimento”, explicou.

Segundo Edner Tortella, “a reunião também teve um valor "associativo" importante, no momento em que nós discutimos os problemas comuns das cidades, como por exemplo o período de chuvas intensas que estamos passando, com a deterioração da pavimentação asfáltica, das estradas rurais, além do problema com a manutenção do mato em praças e jardins. É um problema comum em todos os municípios, periódico e recorrente, onde soluções podem ser pensadas de maneira regionalizada”.

Para o secretário, “a associação virá com um caráter propositivo e discursivo, pois a parte executiva deve ser pensada pelos consórcios que poderão ser formados entre os municípios da associação. Ficou pré-agendada para daqui um mês uma nova reunião com os prefeitos para aprovação do Edital, Ata, Estatuto e Lei desta associação, os quais serão encaminhados previamente para os prefeitos”, afirmou Edinho.

A Associação será composta pelas cidades de São Carlos, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira, Itirapina, Brotas, Dourado, Santa Rita do Passo Quatro e Descalvado. Os prefeitos decidiram que em um mês voltam a se reunir para aprovar um regulamento. Neste período outros municípios devem ser convidados a participar.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Carlos

Logo do Facebook Deixe seu comentário