“Saúde em Casa” incrementa a humanização do atendimento da Saúde

“Saúde em Casa” incrementa a humanização do atendimento da Saúde

Webmaster 24/02/2011 - 16:21
A Secretaria da Saúde está promovendo o programa “Saúde em Casa”, proporcionando às gestantes e idosos o atendimento domiciliar para pequenos procedimentos, como entrega de medicação e troca de curativos, além do acompanhamento do pós-parto e pós-cirúrgico. Segundo a secretária Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, esse é mais um programa voltado para a humanização da Saúde em Descalvado.

O “Saúde em Casa” é formado por equipes contendo dois técnicos de enfermagem e dois enfermeiros, com atendimento diário, das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana, que serão uma espécie de força auxiliar das equipes que atuam nas USFs (Unidades de Saúde da Família), que tem uma área de cobertura de 64%.

“O Saúde em Casa não substitui o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários e demais profissionais das USFs, mas certamente vai aliviar a demanda das Unidades”, afirma Márcia Pratta. “Esse é um programa voltado para a humanização do atendimento da Saúde, e o para o acompanhamento das gestantes e idosos, no momento em que eles estão mais fragilizados”.

Ainda de acordo com a secretária, é necessário que as famílias também façam o acompanhamento dos pacientes. “É muito importante para os idosos que familiares os estimulem a caminhar, para que se tenha uma vida mais saudável. Por isso nós orientamos as auxiliares e enfermeiras a conversarem com a família dos pacientes sobre esse procedimento”. Inicialmente, já são quinze pacientes, previamente cadastrados, para a troca de curativos.

Para o prefeito Luís Antonio Panone, esse é mais um programa social que busca a valorização da humanização do atendimento na área da Saúde. “Estamos cumprindo mais compromisso assumido por mim e pelo meu vice-prefeito Becão, perante a sociedade descalvadense. Uma das primeiras medidas que eu tomei assim que assumi a prefeitura foi a de abrir as Unidades de Saúde da Família instaladas nas comunidades do Parque Morada do Sol e Jardim Albertina, pois a maioria dos cidadãos e cidadãs trabalha durante o dia e não tem tempo de consultar um médico”.

De acordo com o prefeito, “esse processo de humanização da Saúde vai continuar durante o nosso governo. Nós já temos o projeto de construção de mais duas USFs, sendo que uma delas será no Parque Morada do Sol, fazendo com que o postinho saia do CAIC – que é uma antiga reivindicação daquela comunidade - e a outra no Jardim Tamanduá”.

O chefe do Executivo descalvadense falou sobre as conquistas da área da Saúde, como a disponibilização da Unidade Móvel de Saúde; a revitalização do Centro de Saúde “Doutor Vital Brasil”, com uma nova sala de endoscopia; a aquisição de veículos e ambulâncias para o transporte de pacientes; o aumento na grade de medicamentos; compra de novos equipamentos hospitalares; promoção de programas de combate ao uso abusivo de álcool e às drogas, ao colesterol e à hipertensão. “Essas conquistas demonstram que Descalvado caminha firme para ter uma Saúde cada vez mais humana e de qualidade, para todos nós”, finalizou Panone.



Logo do Facebook Deixe seu comentário