Cine Biblioteca exibe “Jovem e Inocente”

Cine Biblioteca exibe “Jovem e Inocente”

Webmaster 07/02/2011 - 10:56
No próximo dia 10, a partir das 19h30 o Cine Biblioteca apresentará o Filme “Jovem e Inocente” de 1937, do mestre do suspense Alfred Hitchcock.
Este é um dos últimos filmes de Alfred Hitchcock (1899-1980) em sua fase inicial na Inglaterra, já com os elementos da sua característica mitologia: o inocente acusado, o casal em fuga, o erotismo latente, a polícia incompetente, o conceito de suspense (ou seja, o espectador detém a informação antes do personagem).

Um jovem (Derrick De Marney) é acusado de estrangular uma moça com o cinto de um casaco. Mas sabemos que quem a matou foi um sujeito com um tique nervoso que o faz piscar e acompanhamos o esforço do rapaz, em fuga da polícia, para encontrar o verdadeiro culpado, no que conta com a ajuda da filha do chefe de polícia (uma típica heroína hitchcokiana feita por Nova Pilbeam, então estrela do cinema inglês).

Cheio de peripécias e do humor negro que depois consagraria Hitchcock nos Estados Unidos, "Jovem Inocente" apresenta uma sucessão de seqüências memoráveis: a confusão no tribunal, a fuga durante a festa infantil, o carro afundando na mina abandonada. E em especial o travelling (que Hitchcock levou dois dias para conseguir filmar) atravessando todo um longo salão de dança e revelando por fim, em big close, os olhos piscando nervosamente do assassino disfarçado no meio da banda. Um pequeno clássico do mestre, no qual ele faz uma de suas aparições mais conhecidas na pele de um repórter com um bonezinho manejando uma câmera fotográfica na porta do tribunal por onde sai o herói.

O Cine Biblioteca, sob a supervisão do Júlio Moretin acontece no Salão da SEEC localizado à Rua Guerino Oswalvo, enter as agências do Banco do Brasil.

Logo do Facebook Deixe seu comentário