Saúde intensifica combate ao mosquito transmissor da dengue

Saúde intensifica combate ao mosquito transmissor da dengue

Webmaster 04/02/2011 - 10:06
Até o momento, nenhum caso foi diagnosticado em Descalvado

A Secretaria de Saúde continua com os chamados “arrastões” de limpeza com o objetivo de retirar das residências materiais inservíveis que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Os trabalhos começaram no dia 24 de janeiro pelos bairros Santa Cruz, Paola e Bela Vista.

De acordo com a Secretaria, desde o início dos arrastões, até o dia 2 de fevereiro, o material recolhido ocupou 19 caminhões. Isso sem contar o material reciclável, como vidro, papel e plástico. Calcula-se que uma tonelada desses materiais tenha sido recolhida.

Para o chefe de Controle de Vetores, Sílvio Donizete Franceschini, o trabalho tem sido satisfatório. Na próxima semana, as equipes vão percorrer os bairros Colonial, Recanto dos Ipês, o entorno do Ginásio de Esportes e região central, nas proximidades da caixa d’água. “Nós já percorremos mais de 50% das casas. Pelas nossas estimativas, creio que será possível dar uma repassada nas residências, para recolher o que ficou para trás”, afirmou Franceschini. Também está prevista a colocação de areia nos vasos do cemitério municipal.

Até o momento, nenhum caso autóctone de dengue foi diagnosticado em Descalvado, sendo registrado apenas um caso importado. Um motorista contraiu a doença em outro município, porém com poucos riscos de transmissão. Foram tomadas as medidas cabíveis, como o bloqueio do controle de criadouros, mas não foi necessário o trabalho de nebulização – de acordo com as orientações fornecidas pela Sucem (Superintendência de Controle de Endemias), autarquia estadual ligada à Secretaria de Saúde.

Com relação à nebulização, a Secretaria de Saúde está usando um novo larvicida, mais potente, capaz de destruir as larvas com maior eficiência. O agente químico tem sido utilizado em pontos de risco, como nos pneus que estão colocados ao longo da pista de kart.

A Secretaria da Saúde reforça a recomendação para que os munícipes tenham cuidado antes de viajarem para o período de férias. Com antecedência, limpar as calhas das residências; cobrir ou guardar em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quintal; repor a areia nos vasos que estão dentro de casa; retirar ou virar o prato dos vasos que estão no quintal ou jardim; verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal. Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas USFs, para tratamento.




Logo do Facebook Deixe seu comentário